Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

04/03/2024

Depressão: o que é, sintomas e tem cura?

Depressão: o que é, sintomas e tem cura?

Depressão. É uma palavra que muitos de nós usamos com leviandade para descrever os momentos em que nos sentimos tristes ou para baixo, mas para quem sofre com essa doença, sabe que não é uma simples tristeza passageira. O objetivo deste artigo é ajudá-lo a entender o que é depressão, em seus diferentes tipos, e como lidar com ela. Vamos lá?


O que é depressão?

Depressão é uma desordem mental caracterizada por um sentimento persistente de tristeza ou perda de interesse. Também conhecida como transtorno depressivo maior ou depressão clínica, apresenta uma variedade de sintomas físicos e emocionais. Eles podem variar da perda de apetite e problemas de sono, a dificuldades de concentração, cansaço crônico, sentimentos de inutilidade e mais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) trata a depressão como um problema de saúde sério e global. Ela afeta mais de 264 milhões de pessoas em todo o mundo e, nos piores casos, pode levar ao suicídio.


Depressão: sintomas

Sentimentos constantes de tristeza ou vazio

Perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas

Mudanças significativas no apetite ou no peso

Dificuldades para dormir ou excesso de sono

Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva

Dificuldade de concentração

Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio


Depressão pós-parto

A depressão pós-parto é um tipo de depressão que pode afetar as mulheres após o parto. Os sintomas geralmente incluem tristeza e desesperança. Muitas novas mães experienciam mudanças de humor e crises de choro logo após o parto. Isso é normalmente chamado de "baby blues" e costuma desaparecer sem tratamento em duas semanas. No entanto, algumas mães experienciam uma forma mais grave e duradoura de depressão conhecida como depressão pós-parto.


Depressão e ansiedade

Depressão e ansiedade com frequência acontecem em conjunto. Cerca de metade das pessoas diagnosticadas com depressão também são diagnosticadas com um transtorno de ansiedade. A depressão é uma causa comum de ansiedade, mas a ansiedade também pode levar à depressão. É uma relação complexa e bidirecional.


Depressão tem cura?

Sim, a depressão tem cura. A maioria das pessoas com depressão se sente melhor com a medicação, a psicoterapia ou ambos. Além disso, mudanças no estilo de vida, como se libertar de uma rotina estressante e adotar um estilo de vida saudável, também podem ser úteis.


O que a depressão pode causar no corpo?

A depressão não só afeta a mente, mas também pode causar problemas físicos. O estresse crônico de estar deprimido pode desencadear problemas de saúde física como doenças cardíacas, problemas no sistema imunológico, determinados tipos de câncer, obesidade, diabetes, doenças autoimunes e mais.


Depressão: remédio

A medicação pode ser uma ferramenta eficaz no tratamento da depressão. Os antidepressivos são frequentemente usados, e cada tipo funciona um pouco diferente e possui diferentes efeitos colaterais. O médico pode prescrever diferentes medicamentos até encontrar o que funciona melhor. Conversar com o seu médico sobre possíveis efeitos colaterais e como a medicação pode afetar você é crucial.


Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.

Cuide-se! Já pensou em ter acesso a milhares de conteúdos sobre qualidade de vida, bulas digitais e ainda garantir uma ajudinha para lembrar de tomar seus remédios na hora certa? Faça parte da plataforma Sara e acompanhe todas as notícias sobre o universo da saúde e medicamentos, sempre que precisar.
Voltar ao topo