Entenda sobre o sono profundo ideal
O que é o sono profundo?
O sono profundo, ou sono de ondas lentas, é uma das etapas do ciclo do sono, que se repete várias vezes durante a noite. No sono profundo, nosso cérebro produz ondas lentas e a atividade cerebral diminui. Esta fase do sono é essencial para a restauração física e mental, sendo responsável pela consolidação de novas memórias, regeneração dos tecidos, fortalecimento do sistema imunológico, entre outras funções.
Quanto tempo de sono profundo é ideal por noite?
Embora a quantidade ideal de sono profundo varie de acordo com a idade e a saúde geral da pessoa, estima-se que em média, adultos saudáveis necessitem de cerca de 1 a 2 horas de sono profundo por noite, o que representa cerca de 20% do sono total. Crianças e adolescentes necessitam de ainda mais, até 3 horas de sono profundo, pois é durante esse tempo que ocorre a liberação do hormônio do crescimento.
Entenda a diferença: sono REM e sono profundo
O sono REM (Rapid Eye Movement) é a fase mais conhecida do sono e é nela que ocorrem os sonhos. Esta fase é caracterizada pelo movimento rápido dos olhos e pela alta atividade cerebral, semelhante à do estado de vigília. O sono profundo, por outro lado, é a fase mais reparadora do sono, na qual a atividade cerebral é a mais baixa, e os batimentos cardíacos e a respiração são mais lentos. Ambas são etapas essenciais do ciclo do sono e possuem suas funções específicas.
Relaxamento profundo: terapia do sono
O relaxamento profundo é uma técnica que pode promover uma melhora na qualidade do sono, ao reduzir a tensão e o estresse, que são comuns causas de distúrbios do sono. Ao alcançar um estado de relaxamento profundo, que envolve a redução da atividade do sistema nervoso, a pessoa fica mais preparada para uma noite de sono tranquila e reparadora. Técnicas de relaxamento, como a meditação mindfulness, a respiração profunda e a ioga podem ser muito eficazes.
Como melhorar o sono profundo?
Ambiente adequado
Um ambiente escuro, silencioso e fresco favorece o sono profundo. Portanto, investir em cortinas blackout, usar tampões de ouvido ou um aparelho de som com ruído branco, e manter a temperatura do quarto em torno de 18-22 graus podem ser medidas eficazes.
Rotina de sono
Mantenha uma rotina de sono regular, indo para a cama e acordando nos mesmos horários todos os dias. Isso ajuda a regular o seu relógio biológico e a promover um sono profundo mais eficaz.
Alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e com pouca cafeína e álcool também favorece um sono de melhor qualidade.
Exercícios físicos
Os exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, ajudam a promover o sono profundo. No entanto, evite exercitar-se próximo ao horário de dormir, pois pode deixá-lo mais desperto.
Alimentos que dão sono profundo
Alguns alimentos podem ajudar a promover o sono profundo, por serem fontes de nutrientes como magnésio e triptofano, substâncias que auxiliam na produção de melatonina, o hormônio do sono. Entre eles estão as nozes, os peixes gordos como salmão e atum, kiwi, cerejas, laticínios, e ovos. Uma refeição leve antes de dormir também favorece o sono.
Quero melhorar minha rotina de sono, o que fazer?
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote