Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

06/03/2024

Incontinência urinária: o que é, tipos e tratamentos

Incontinência urinária: o que é, tipos e tratamentos

Entendendo a Incontinência Urinária

Para começar, a incontinência urinária se caracteriza por uma perda de controle da bexiga. Os sintomas podem variar desde uma ligeira perda de urina devido a atividades, como correr ou espirrar, até ter uma vontade tão súbita e forte de urinar que não consegue chegar ao banheiro a tempo. Embora ocorra com maior frequência à medida que as pessoas envelhecem, a incontinência urinária não é uma consequência inevitável do envelhecimento.


Tipos de Incontinência Urinária


Incontinência Urinária de Esforço

A incontinência de esforço é quando a urina vaza ao exercer pressão sobre a bexiga, como ao tossir, espirrar, rir, levantar ou fazer exercícios.


Incontinência Urinária de Urgência

Esta forma de incontinência é conhecida como bexiga hiperativa. Caracteriza-se pela necessidade súbita e intensa de urinar, seguida pela perda involuntária de urina.


Incontinência Urinária por Transbordamento

Isto ocorre quando não é possível esvaziar completamente a bexiga, o que leva a vazamentos frequentes ou constantes de urina.


Incontinência Funcional

Em algumas pessoas, condições físicas ou mentais impede que elas cheguem ao banheiro a tempo.


Incontinência Total

Este é um tipo contínuo e incontrolável de perda de urina, geralmente decorrente de uma malformação ou ferimento físico.


Incontinência Urinária: Sintomas

O sintoma primordial da incontinência urinária é a perda de urina que impede a realização das atividades do dia-a-dia. Se a continência urinária é o resultado de uma infecção do trato urinário, você também pode sentir uma necessidade urgente de urinar e um desconforto ou queimação quando urina.


Incontinência Urinária Feminina

A incontinência urinária em mulheres é comum, especialmente à medida que envelhecem. Factores como gravidez, parto, menopausa e estrutura anatómica feminina aumentam o risco das mulheres em ter incontinência urinária.


Incontinência Urinária Masculina

A incontinência urinária também acontece nos homens. A causa mais comum de incontinência urinária em homens é a hipertrofia prostática benigna, também conhecida como HBP ou aumento da próstata. Outros factores que podem contribuir para a incontinência urinária masculina incluem doenças neurológicas, obstrução do trato urinário, e condições que causam danos aos nervos, como diabetes ou cirurgia pélvica.


Tratamento para Incontinência Urinária

O tratamento para a incontinência urinária depende do tipo de incontinência, gravidade, e causa subjacente. O tratamento pode incluir maneiras simples como modificações dietéticas, exercícios de reeducação da bexiga, medicamentos, cateteres especiais, dispositivos e absorventes, terapias intravaginais e intrauretrais, e, em algumas situações, cirurgia.


Exercícios para Incontinência Urinária

Os exercício de Kegel, também conhecidos como exercícios do assoalho pélvico, podem ser úteis para o controlo da incontinência urinária, visto que fortalecem os músculos que ajudam a controlar a urina.


Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.

Cuide-se! Já pensou em ter acesso a milhares de conteúdos sobre qualidade de vida, bulas digitais e ainda garantir uma ajudinha para lembrar de tomar seus remédios na hora certa? Faça parte da plataforma Sara e acompanhe todas as notícias sobre o universo da saúde e medicamentos, sempre que precisar.
Voltar ao topo