Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

11/01/2024

Ozonioterapia: Como funciona e riscos

Ozonioterapia: Como funciona e riscos

Ozonioterapia: o que é?

A ozonioterapia é um tratamento alternativo e complementar que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidades terapêuticas. Seu uso data de mais de 150 anos e é usado em diversos países através do mundo. A Ozonioterapia possui um amplo campo de ação, podendo ser aplicada de várias formas e com diversos objetivos, conforme a necessidade individual de cada paciente.


Ozonioterapia: Para que serve

Tratamento de doenças infecciosas

Devido à sua ação bactericida, fungicida e virucida, a ozonioterapia é uma excelente aliada no tratamento de doenças infecciosas. Isso se dá graças à capacidade do ozônio em inativar bactérias, vírus, fungos, leveduras e protozoários.

Tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes

O ozônio tem uma ação anti-inflamatória e imunomoduladora, o que o torna muito eficiente no tratamento de doenças reumatológicas, doenças de pele, entre outras doenças inflamatórias e autoimunes.


Ozonioterapia: como funciona?

A ozonioterapia pode funcionar de duas maneiras: a grande quantidade de ozônio injetada no organismo pode eliminar bactérias, fungos e vírus. Ou seja, ela pode ser utilizada como germicida. O segundo mecanismo é um pouco mais complexo. O ozônio pode provocar pequenos danos nas células do nosso organismo. Como resposta a esse estresse, nosso corpo reage com uma espécie de efeito antioxidante, capaz de reparar as células e torná-las mais fortes.


Riscos da Ozonioterapia

Como qualquer tratamento médico, a ozonioterapia possui alguns riscos que devem ser considerados. Os efeitos colaterais mais comuns incluem cãibras abdominais, dor e desconforto nos locais das injeções. Em casos raros, pode haver reações alérgicas graves. Além disso, como a ozonioterapia ainda é um tratamento em estudo, não se sabe ao certo quais são todos os seus possíveis efeitos colaterais. Pessoas com hipertireoidismo, favismo e gravidez não devem fazer ozonioterapia. É fundamental a realização deste procedimento com profissionais treinados e habilitados, e em condições adequadas.


Ozonioterapia: benefícios

Estimulação do sistema imunológico

O ozônio pode estimular nosso sistema imunológico, tornando nosso corpo mais resistente a diversas doenças. Esta é uma das razões pelas quais a ozonioterapia é indicada para pessoas que sofrem com doenças crônicas e necessitam de um reforço no sistema imunológico.

Oxigenação dos tecidos

A ozonioterapia pode ajudar na oxigenação dos tecidos do corpo, melhorando a circulação sanguínea e promovendo a regeneração celular.


Quero fazer tratamento com ozoterapia, qual o primeiro passo?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.

Cuide-se! Já pensou em ter acesso a milhares de conteúdos sobre qualidade de vida, bulas digitais e ainda garantir uma ajudinha para lembrar de tomar seus remédios na hora certa? Faça parte da plataforma Sara e acompanhe todas as notícias sobre o universo da saúde e medicamentos, sempre que precisar.
Voltar ao topo