Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

22/12/2023

Prisão de ventre: sintomas e o que fazer

Prisão de ventre: sintomas e o que fazer

Conversar sobre prisão de ventre pode ser um pouco desconfortável para algumas pessoas, mas é um assunto importante e muito comum. Este distúrbio gastrointestinal afeta milhões de pessoas em todo o mundo e, se não for tratado, pode causar várias complicações que vão muito além do desconforto físico. Neste artigo, vamos entender melhor sobre prisão de ventre, seus sintomas, causas, e as melhores maneiras de tratamento e prevenção desta condição.


O que é prisão de ventre?

Prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal, é uma condição médica caracterizada pela dificuldade persistente de evacuar ou pela evacuação de fezes duras e secas. Ela ocorre quando o cólon absorve muita água da comida que está no seu interior, deixando as fezes secas e duras. Nesse estado, o intestino tem mais dificuldade em movimentar as fezes, causando a constipação.


Prisão de ventre: sintomas

Vários sinais indicam que uma pessoa possa estar com prisão de ventre. Entre os mais comuns estão evacuação menos frequente do que o normal, esforço excessivo para defecar, sensação de evacuação incompleta e fezes duras ou pequenas. Em casos mais graves, a prisão de ventre pode causar dor abdominal, inchaço e até sangue nas fezes.


O que causa prisão de ventre?

Inúmeros fatores podem contribuir para o surgimento de prisão de ventre, como, por exemplo, mudanças na dieta, falta de exercício físico, ingestão insuficiente de água e atraso na vontade de ir ao banheiro. Além disso, determinadas condições de saúde, como diabetes e doenças da tireoide, também podem predispor à constipação.


Alimentos que causam prisão de ventre

Alimentos com pouco ou nenhum teor de fibra, como carne vermelha, laticínios, alimentos processados e gordurosos, assim como fast food, podem causar constipação. As fibras são essenciais para adicionar volume às fezes e facilitar seu trânsito pelo intestino. Portanto, uma alimentação pobre nesse componente pode predispor à prisão de ventre.


Tratamento e prevenção: o que é bom para prisão de ventre?

Felizmente, na maioria dos casos, a prisão de ventre pode ser resolvida com mudanças simples no estilo de vida e na dieta. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e cereais integrais, associado a uma hidratação adequada, pode ajudar significativamente a melhorar a consistência e a regularidade das fezes. A prática regular de exercícios físicos e a manutenção de uma rotina de evacuação também podem contribuir para a prevenção e tratamento do problema.


Tenho prisão de ventre, o que fazer?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.

Cuide-se! Já pensou em ter acesso a milhares de conteúdos sobre qualidade de vida, bulas digitais e ainda garantir uma ajudinha para lembrar de tomar seus remédios na hora certa? Faça parte da plataforma Sara e acompanhe todas as notícias sobre o universo da saúde e medicamentos, sempre que precisar.
Voltar ao topo