Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

22/03/2024

Afta na língua: causas, tratamentos e prevenção

Afta na língua: causas, tratamentos e prevenção
Dica Sara Se você já está tomando algum remédio para o tratamento dessa condição, conte com a gente! Agende seus lembretes aqui e tenha acesso ilimitado para milhares de bulas digitais dos seus medicamentos sempre que precisar.

Afta na língua: o que é

A afta na língua, também conhecida como estomatite aftosa, é uma condição caracterizada pela formação de úlceras dolorosas na cavidade bucal. Embora possa surgir em qualquer parte da boca, a língua é um dos locais mais comuns.

A aparência da afta é de uma pequena erosão de cor esbranquiçada ou amarelada, circundada por uma área vermelha inflamada. Apesar de serem desconfortáveis e dolorosas, a maioria das aftas vêm a curar-se espontaneamente em um período de 7 a 14 dias.


Afta na língua: causas

Várias causas podem levar ao surgimento de aftas na língua. Entre elas, podemos citar:

  • Traumas físicos: Muitas vezes, a afta surge após morder a parte interna da boca ou a língua, ingerir alimentos quentes ou crocantes, ou sofrer alguma lesão durante procedimentos odontológicos;
  • Estresse emocional e fadiga mental e física;
  • Deficiência de vitamina B12, ácido fólico e ferro;
  • Alterações hormonais;
  • Reações alérgicas a comidas e bebidas;
  • Doenças sistêmicas, como doença de Crohn, doença celíaca, HIV e lúpus;
  • Alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e betabloqueadores.

No entanto, é importante destacar que em muitos casos, a causa da afta na língua não é identificada.


Afta na língua: sintomas

Dor

A dor é o principal sintoma e geralmente persiste por vários dias. Ela costuma ser intensificada ao ingerir alimentos ácidos, quentes ou picantes.

Desconforto ao falar e comer

O desconforto ao falar e comer é outro sintoma comum, especialmente quando a afta está localizada em uma área de grande movimento, como a língua.

Inflamação ao redor

A afta é frequentemente circundada por uma área de inflamação, o que pode levar a um aumento da sensibilidade na região.

Outros sintomas menos frequentes incluem febre e mal-estar, especialmente nos casos de aftas maiores ou em surtos de aftas múltiplas.


Afta na língua: como tratar

Na maioria das vezes, a afta se resolve espontaneamente em uma a duas semanas sem qualquer necessidade de tratamento.

O objetivo do tratamento é acelerar a cicatrização das úlceras aftosas, aliviar a dor e prevenir infecções secundárias. Isso pode ser conseguido com o uso de uma variedade de produtos, incluindo anestésicos tópicos, anti-inflamatórios, corticoides e antimicrobianos.

Algumas medidas caseiras também podem ajudar no alívio dos sintomas, entre elas, bochechar com água salgada e evitar alimentos quentes, picantes ou ácidos.


Tipos de afta na língua

Podemos classificar as aftas na língua em três tipos:

  • Aftas minor: As aftas minor são as mais comuns e geralmente possuem menos de 1 cm de diâmetro. Elas curam em uma a duas semanas sem deixar cicatriz.
  • Aftas maior: As aftas maior são maiores e mais profundas. Além disso, elas levam mais tempo para curar e tendem a deixar cicatriz.
  • Aftas herpetiformes: São raras e se caracterizam pela formação de várias aftas pequenas que eventualmente podem se juntar formando úlceras maiores.

Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.

Voltar ao topo