Amiloidose: O que é, autocuidados e diagnóstico
Amiloidose
Amiloidose é uma condição rara, mas séria, caracterizada pelo acúmulo de proteínas amiloides em órgãos ou tecidos do corpo. A doença pode ocorrer em uma variedade de formas e pode afetar diferentes órgãos em diferentes pessoas, incluindo coração, rins, fígado, baço e outros.
A amiloidose pode ser adquirida ou genética. A variedade adquirida é geralmente associada à idade, ocorrendo principalmente em pessoas mais velhas. As formas genéticas da doença, também conhecidas como amiloidose hereditária, resultam de mutações em certos genes e podem ocorrer em qualquer idade.
Como diagnosticar amiloidose
O diagnóstico da amiloidose pode ser desafiador porque os sintomas são geralmente vagos e não específicos. Médicos utilizam uma combinação de exames físicos, históricos médicos e testes laboratoriais para chegar a um diagnóstico.
Exames físicos
Os médicos procuram por sinais de acúmulo de proteína amiloide no corpo, como inchaço dos tornozelos e pernas ou baço ampliado.
História médica
Um histórico completo da saúde do paciente ajuda a avaliar se os sintomas podem ser relacionados à amiloidose ou a outra condição médica.
Testes laboratoriais
São utilizados para medir os níveis de proteína amiloide no sangue e na urina. A biópsia de um tecido afetado também pode ser realizada para confirmar o diagnóstico.
Como tratar amiloidose macular
O tratamento para a amiloidose macular, uma forma de amiloidose que afeta a pele, visa aliviar os sintomas e interromper a progressão da doença. Isso pode incluir medicamentos tópicos, injeções ou terapias com luz. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover os depósitos de amiloide.
O que causa amiloidose
A amiloidose ocorre quando o corpo produz proteínas anormais que podem formar depósitos amiloides. O mecanismo exato que leva à formação de amiloide não é totalmente compreendido. No entanto, sabe-se que está relacionado a um erro na forma como o organismo processa e recicla as proteínas.
Autocuidados Amiloidose
Manter um estilo de vida saudável é fundamental para quem tem amiloidose. Isso inclui uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e evitar fatores de risco como tabagismo e consumo excessivo de álcool. Além disso, o controle do estresse e a comunicação aberta com a equipe médica sobre os sintomas e preocupações podem melhorar a qualidade de vida do paciente com amiloidose.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote