Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

28/02/2024

Primeiros socorros: Tudo o que você precisa saber

Primeiros socorros: Tudo o que você precisa saber
Dica Sara Se você já está tomando algum remédio para o tratamento dessa condição, conte com a gente! Agende seus lembretes aqui e tenha acesso ilimitado para milhares de bulas digitais dos seus medicamentos sempre que precisar.

Primeiros socorros: O que é

Primeiros socorros são procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de perigo de vida, onde o objetivo é estabilizar a vítima até a chegada do auxílio médico profissional. É a ajuda inicial e imediata dada a alguém que está ferido ou que sofreu um mal súbito.


Saber primeiros socorros pode salvar vidas

Ter o conhecimento básico de primeiros socorros pode fazer a diferença em situações de emergência. Pode ser crucial para a sobrevivência da vítima antes dos profissionais médicos chegarem ao local. Muitas vezes, o atendimento imediato pode ser a ação que irá definir as chances de vida de uma pessoa.


O que ter no kit de primeiros socorros?

Luvas de látex

Curativos

Bandagens

Tesoura pequena

Sabonete antisséptico

Água oxigenada ou álcool a 70%


Primeiros Socorros: Pressão baixa

Se a pessoa estiver consciente, posicione-a deitada de costas e eleve as pernas. Se possível, ofereça água com sal ou isotônicos para repor os sais minerais. Acione serviço de emergência.


Primeiros Socorros: Queimaduras

Cool a a queimadura sob água fria, utilize um pano limpo para cobrir a queimadura e procure assistência médica imediatamente.


Primeiros Socorros: Engasgo

Verifique se a vítima consegue respirar. Se não, aplique a Manobra de Heimlich. Consulte um profissional de saúde para aprender essa técnica corretamente.


Primeiros Socorros: Afogamento

Tente remover a vítima da água. Inicie as manobras de reanimação cardiorrespiratória, se necessário.


Primeiros Socorros: Desmaio

Posicione a pessoa deitada com as pernas elevadas. Afrouxe peças de roupa apertadas. Verifique a respiração. Se for anormal ou se não houver respiração, inicie a reanimação cardiopulmonar (RCP).


Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agendar seus lembretes com a gente aqui na Sara.

Voltar ao topo