O que é transtorno bipolar?
Transtorno bipolar, como o nome indica, é uma desordem mental caracterizada por extremos de humor. Esses extremos, conhecidos como "mania" e "depressão", são muito mais intensos do que as flutuações normais do humor que a maioria das pessoas têm. Eles podem afetar a capacidade de uma pessoa para funcionar no trabalho, na escola ou em situações sociais. Além disso, essas mudanças de humor podem ocorrer com pouca ou nenhuma causa aparente.
Sintomas de transtorno bipolar
Mania
O estado de mania é caracterizado por um estado de humor elevado, energia e atividade aumentadas. A pessoa pode apresentar uma sensação de euforia, ser excessivamente otimista, falar mais rápido do que o normal, ter uma redução na necessidade de sono, ser facilmente distraída, tomar decisões apressadas e arriscadas.
Depressão
Estados de depressão podem incluir sentir-se triste, sem esperança ou vazio, sentir-se extremamente cansado, ter dificuldade em se concentrar, recordar ou tomar decisões, mudanças no apetite ou peso e pensamentos de morte ou suicídio.
Transtorno bipolar tipo 1
Transtorno bipolar tipo 1 é caracterizado por pelo menos um episódio maníaco e seguindo por um episódio de depressão. A maioria das pessoas com este tipo experimenta ambos os extremos: mania e depressão.
Transtorno bipolar tipo 2
Indivíduos com transtorno bipolar tipo 2 têm pelo menos um episódio de depressão maior e pelo menos um episódio de hipomania, que é uma versão menos severa da mania.
Transtorno bipolar afetivo
Além do transtorno bipolar tipo 1 e do transtorno bipolar tipo 2, existe uma outra forma conhecida como transtorno afetivo sazonal bipolar. Esta é uma condição onde os sintomas de mania ou depressão parecem estar ligados a certas estações do ano.
Tratamentos para transtorno bipolar
O tratamento mais eficaz para o transtorno bipolar é uma combinação de medicação, terapia, mudanças de estilo de vida e apoio social. Cada pessoa é diferente, e, portanto, cada plano de tratamento será diferente, dependendo das necessidades e circunstâncias individuais da pessoa.
Dia mundial do transtorno bipolar
Em 30 de março, o mundo comemora o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o transtorno bipolar e eliminar o estigma social. Juntos, podemos quebrar o silêncio que muitas vezes envolve o transtorno bipolar e promover um maior entendimento e aceitação.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.