Loratadina: Bula, como usar e para que serve
Hoje vamos conversar sobre um medicamento muito comum utilizado para o tratamento de sintomas de alergia: a Loratadina. Vale lembrar que, mesmo sendo um medicamento de uso comum, ele requer cautela e precisa ser utilizado sob indicação e orientação médica. Entendendo isso, mergulhemos mais profundamente no mundo da Loratadina, um aliado poderoso contra alergias.
Loratadina: para que serve
A loratadina é um medicamento de uso oral, disponível em comprimidos ou xarope, amplamente utilizado para aliviar os sintomas de alergia. Seu principal benefício é tratar a rinite alérgica, alergias cutâneas e os desconfortos da urticária crônica, como: coceira na pele, espirros, corrimento nasal e lacrimejamento.
O que é Loratadina?
A loratadina é um anti-histamínico, isto é, um fármaco que inibe a ação da histamina, uma substância produzida pelo corpo durante uma reação alérgica. Ela funciona bloqueando a ação da histamina no organismo, o que minimiza os sintomas de alergia.
Loratadina: como tomar
A loratadina deve ser tomada de acordo com a orientação do médico ou do farmacêutico. Normalmente, a dose recomendada para adultos e crianças acima de 12 anos é de 10 mg, uma vez ao dia. Já para crianças com idade entre 2 e 12 anos, a dose deve ser calculada de acordo com o peso da criança.
Quanto tempo demora para a loratadina fazer efeito?
A loratadina geralmente começa a fazer efeito dentro de 1 a 3 horas após a ingestão. O tempo exato pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a gravidade dos sintomas e a resposta individual de cada pessoa ao medicamento.
Loratadina efeitos colaterais
Principais efeitos adversos
Pode ocorrer dor de cabeça, sonolência, cansaço e boca seca. Esses efeitos normalmente são leves e podem desaparecer à medida que o corpo se adapta ao medicamento.
Efeitos colaterais raros
Em casos raros, podem ocorrer efeitos como taquicardia, erupção cutânea, queda de cabelo, problemas hepáticos, tontura e convulsões.
Qual a diferença entre loratadina e desloratadina?
A loratadina e a desloratadina são medicamentos muito similares, ambos são anti-histamínicos utilizados para tratar sintomas de alergia. A principal diferença entre eles é que a desloratadina é o metabólito ativo da loratadina, ou seja, é a substância que a loratadina se transforma no organismo para poder exercer seu efeito terapêutico.
Bula da Loratadina
Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula do loratadina e, se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara. Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote