Hemofilia
A hemofilia é um distúrbio raro do sangue que faz com que ele pare de coagular adequadamente. Como resultado, mesmo pequenas feridas podem causar sangramentos por um longo período de tempo. As pessoas com hemofilia podem sangrar internamente, principalmente nas articulações, como os joelhos, tornozelos e cotovelos. Nestes casos, podem surgir inchaço e dor.
Hemofilia sintomas
Sangramento excessivo
O sintoma mais óbvio da hemofilia é o sangramento incontrolável após uma lesão ou procedimento cirúrgico. No entanto, em casos mais graves, o sangramento pode ser espontâneo e requerer uma abordagem médica imediata.
Hemorragias internas
Um dos sintomas mais sérios da hemofilia são as hemorragias internas. Elas podem ocorrer nos músculos, articulações ou outros órgãos e causar dor súbita, inchaço e uma sensação de aperto. Se não for tratada, a hemorragia interna pode causar danos permanentes.
Hematomas
Os hematomas são marcas escuras na pele causadas pelo acúmulo de sangue sob a pele. Eles podem ser pequenos (chamados petéquias) ou grandes (chamados equimoses) e são comuns em pessoas com hemofilia.
Hemofilia tratamentos
O tratamento para a hemofilia visa prevenir sangramentos frequentes e graves. Isso envolve a reposição do fator de coagulação do sangue que está faltando ou é deficiente. O tratamento pode ser administrado regularmente em casa ou em um centro de tratamento.
Hemofilia causas
A hemofilia é uma doença genética rara, o que significa que é hereditária e passada de um dos pais para o filho. É causada por uma mutação ou mudança em um dos genes, que interfere na capacidade do corpo de coagular o sangue.
A hemofilia é uma doença hereditária?
Sim, a hemofilia é uma doença hereditária. Ela é causada por uma mutação em genes que controlam a coagulação do sangue. Os homens têm um risco muito maior de desenvolver hemofilia do que as mulheres, porque o gene da hemofilia é carregado no cromossomo X.
Como é transmitida a hemofilia?
A hemofilia é transmitida de um ou ambos os pais para o filho. Se um pai tem hemofilia, então há 50% de chances de um filho do sexo masculino herdar a doença. As filhas do sexo feminino têm 50% de chances de serem portadoras do gene e podem transmiti-lo aos seus filhos.
Hemofilia pode matar?
Se não for adequada e rapidamente tratada, a hemofilia pode levar à morte. Hemorragia interna incontrolável, particularmente no cérebro, é uma das causas mais comuns de morte entre pessoas com hemofilia. O tratamento preventivo pode reduzir significativamente este risco.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.