Logo da Sara
SEU BULÁRIO DIGITAL
Buscar
  • A Sara
  • Sobre a bula digital
  • Portal de notícias
Logo da Sara

Links

Bula Digital
Recall de Medicamentos
Mapa de Produtos
Mapa de Notícias

© Copyright 2023-2026 Sara | Todos os direitos reservados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Alzheimer: tudo o que você precisa saber

Alzheimer: tudo o que você precisa saber

Trata-se de uma condição complexa com muitos sintomas e sinais, e também muitas perguntas sem respostas claras sobre suas causas e cura.

Por Redação Sara
20/05/2025 Atualizado há 8 meses
Compartilhar por:
Alzheimer: tudo o que você precisa saber

Como a população mundial envelhece, a frequência de doenças relacionadas à idade, especialmente doenças neurodegenerativas, tem aumentado. Uma das mais comuns é a doença de Alzheimer. Trata-se de uma condição complexa com muitos sintomas e sinais, e também muitas perguntas sem respostas claras sobre suas causas e cura. Este artigo vai discutir o que exatamente é a doença de Alzheimer, seus sinais e sintomas, se é hereditária, e os tratamentos disponíveis.

Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma forma de demência que gradualmente piora com o tempo. É causada pela morte de células cerebrais e a deterioração do tecido cerebral. Pessoas com Alzheimer vivenciam problemas de memória, confusão, dificuldades com o pensamento e comportamento. Essas dificuldades são suficientemente graves para interferir com a vida diária de uma pessoa. A doença não tem cura e é a forma mais comum de demência.

Alzheimer tem cura?

Atualmente, a doença de Alzheimer é incurável. Os tratamentos disponíveis podem melhorar os sintomas e a qualidade de vida do paciente, mas eles não param a progressão da doença. O foco da pesquisa de Alzheimer tem sido em prevenção, buscando maneiras de impedir que a doença ocorra em primeiro lugar.

Medicamento para Alzheimer

Embora não exista cura para a doença de Alzheimer, existem drogas que podem ajudar a gerir alguns dos sintomas mais visíveis. Esses medicamentos atuam no cérebro para melhorar a função de neurotransmissores e retardar a progressão de alguns sintomas. No entanto, eles não são uma cura e não impedem o contínuo dano ao cérebro que ocorre em pessoas com Alzheimer.

O que é Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. É causada por alterações físicas no cérebro, incluindo o acúmulo de placas de proteínas beta-amiloides e emaranhados de uma proteína chamada tau. Com o tempo, estas alterações provocam a morte das células cerebrais e a atrofia do cérebro.

20 Sinais de Alzheimer

  1. Dificuldades de memória que disruptam a vida diária
  2. Dificuldades em fazer planos ou resolver problemas
  3. Dificuldades ao realizar tarefas caseiras
  4. Confusão com tempo ou lugar
  5. Problemas de visão
  6. Problemas na escrita
  7. Perder coisas frequentemente
  8. Diminuição ou falta de julgamento
  9. Retirada de atividades sociais
  10. Mudanças de humor ou de personalidade

Alzheimer é hereditário?

A doença de Alzheimer pode ser herdada? Este é um tópico complexo. Enquanto a maioria dos casos de Alzheimer não parece ser diretamente herdada de um pai para um filho, alguns tipos da doença têm um componente genético. Por exemplo, a doença de Alzheimer de início precoce, que começa antes dos 65 anos, é geralmente associada a mutações genéticas específicas que são herdadas.

Alzheimer precoce

O Alzheimer de início precoce é um tipo de Alzheimer que se desenvolve em pessoas com menos de 65 anos de idade. Embora seja raro, representa cerca de 5% a 10% de todos os casos de Alzheimer. As pessoas com Alzheimer de início precoce podem ter difícil acesso aos serviços de apoio, pois muitos estão orientados para os idosos. Isso pode complicar o diagnóstico e o tratamento.

Tratamento para Alzheimer

O tratamento para a doença de Alzheimer geralmente envolve uma combinação de medicação, cuidado, suporte e terapias não farmacológicas. A medicação pode ajudar a gerir os sintomas, enquanto estratégias de cuidado e apoio podem ajudar a pessoa a lidar com a progressão dos sintomas. As terapias não farmacológicas, tais como atividade física e socialização, podem ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida.

Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.


Notícias recentes

Veja mais sobre: Saúde

Veja mais sobre: Saúde
Saúde

Vitamina C: a importância do nutriente para a imunidade, pele e absorção de ferro

Para que serve a vitamina C? Conheça a importância deste antioxidante para o colágeno, a absorção de ferro e o sistema imune.

16 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Dor de cabeça: tipos, causas e formas de alívio rápido

Sofrendo com dor de cabeça? Veja o que pode estar causando o sintoma, como diferenciar os tipos e o que fazer para um alívio rápido e eficaz em casa.

16 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Prisão de ventre: como os alimentos e a hidratação podem resolver o problema

Sofrendo com a prisão de ventre? Conheça as principais causas, os sintomas e veja dicas práticas e alimentos que ajudam a regular o intestino de forma natural.

12 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Colocou um stent? Saiba o que esperar dos efeitos colaterais e quando se preocupar

Saiba quais são os efeitos colaterais do stent, como é a recuperação, possíveis complicações e os principais cuidados após o procedimento.

10 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Mais recentes
Vida saudável

Taraxacina e seus benefícios: a importância do composto para a saúde digestiva

19 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B7: a importância da biotina para unhas, cabelo e metabolismo

18 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitaminas e minerais: a importância dos nutrientes para a saúde

18 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B6: a importância para o cérebro, humor e imunidade

17 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B5: conheça os benefícios e os alimentos mais ricos

17 de dezembro de 2025, por Redação Sara