Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

01/02/2024

Autismo: Tudo o que você precisa saber

Autismo: Tudo o que você precisa saber
Em tom de voz profissional e amigável:

O que é autismo?

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição de saúde relacionada ao desenvolvimento cerebral que afeta a forma como um indivíduo percebe o mundo e interage com outras pessoas. Cada pessoa com autismo é única, com diferentes habilidades e dificuldades, e o espectro do autismo reflete essa diversidade.


Autismo é deficiência?

O autismo é considerado uma deficiência de desenvolvimento porque afeta a forma como o cérebro opera e as habilidades que uma pessoa é capaz de obter como resultado. Contudo, é importante deixar claro que o autismo não é uma doença ou enfermidade que precisa ser "curada". Cada indivíduo com autismo tem um conjunto singular de habilidades e desafios que tornam sua experiência especial e única.


O que causa o autismo?

Ainda há muitas incertezas sobre o que origina o autismo. No entanto, a evidência científica sugere que envolve uma combinação de fatores genéticos e ambientais. As alterações no DNA de uma pessoa que aumentam a vulnerabilidade ao autismo podem ser herdadas ou podem ocorrer espontaneamente.


sinais de autismo

Problemas com a comunicação social:

Isso pode incluir dificuldade em iniciar e manter uma conversa, falta de contato visual e dificuldades para entender a linguagem corporal e as expressões faciais dos outros.

Comportamentos repetitivos e interesses restritos:

Isso pode incluir adesão rígida à rotinas, movimentos repetitivos (como bater palmas ou balançar) e um interesse obsessivo em assuntos específicos.

Dificuldades sensoriais:

Muitas pessoas com autismo têm hipersensibilidade ou hipossensibilidade a determinados estímulos sensoriais como luz, ruído, texturas de roupas ou alimentos, o que pode levar a comportamentos incomuns para gerir estas sensações.


Tipos de autismo

Autismo de alto funcionamento:

Algumas pessoas são capazes de viver de forma independente, enquanto outras podem necessitar de um pouco de apoio para certas atividades. Normalmente associado à Síndrome de Asperger, a qual foi descontinuada como diagnóstico separado e incorporada ao TEA pelo DSM-5.

Autismo clássico:

Este é por vezes conhecido como "autismo severo", "autismo infantil precoce" ou "autismo de Kanner". As pessoas com este tipo de autismo têm mais dificuldades de comunicação e precisam de mais apoio.

Autismo atípico:

Alguns indivíduos não se enquadram em outras categorias, pois o autismo não é uma condição "tamanho único", algumas pessoas podem exibir alguns sintomas de autismo, mas não o suficiente para lhes ser atribuído um diagnóstico completo de TEA.


O que significa espectro autismo?

O termo “espectro” é usado na descrição do autismo para enfatizar a diversidade e a amplitude das experiências e dificuldades que as pessoas com autismo podem enfrentar. Isso reflete a ideia de que, enquanto todas as pessoas com autismo compartilham certas dificuldades, a maneira como essas dificuldades se manifestam pode variar muito de pessoa para pessoa.


Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.

Cuide-se! Já pensou em ter acesso a milhares de conteúdos sobre qualidade de vida, bulas digitais e ainda garantir uma ajudinha para lembrar de tomar seus remédios na hora certa? Faça parte da plataforma Sara e acompanhe todas as notícias sobre o universo da saúde e medicamentos, sempre que precisar.
Voltar ao topo