Logo da Sara
SEU BULÁRIO DIGITAL
Buscar
  • A Sara
  • Sobre a bula digital
  • Portal de notícias
Logo da Sara

Links

Bula Digital
Recall de Medicamentos
Mapa de Produtos
Mapa de Notícias

© Copyright 2023-2026 Sara | Todos os direitos reservados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Ansiolítico natural: o que é, benefícios e quando usar

Ansiolítico natural: o que é, benefícios e quando usar

Ansiolíticos naturais são alternativas seguras e eficazes que ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade com compostos de origem vegetal e técnicas não medicamentosas.

Por Redação Sara
02/09/2025 Atualizado há 5 meses
Compartilhar por:
Ansiolítico natural: o que é, benefícios e quando usar

O que são os ansiolíticos?

Os ansiolíticos são medicamentos utilizados no controle de distúrbios de ansiedade. Eles atuam no sistema nervoso central, deprimindo-o ou estabilizando-o, para promover a redução dos sintomas de ansiedade. Para muitas pessoas, esses medicamentos são altamente eficazes e proporcionam alívio significativo dos sintomas.

Os ansiolíticos convencionais requerem prescrição médica e apresentam riscos. Por isso, muitos pacientes buscam alternativa natural para ansiedade como primeira opção.

Quais são os tipos de ansiolítico?

Existem diversos tipos de ansiolíticos disponíveis no mercado. Cada um deles tem uma forma particular de atuar no organismo e pode ser eficaz para diferentes tipos e níveis de ansiedade. Vou listar a seguir alguns dos mais comuns:

Benzodiazepínicos

Esta classe de medicamentos inclui drogas como Alprazolam (Xanax), Clonazepam (Rivotril) e Diazepam (Valium). Eles são conhecidos por seu rápido início de ação e eficácia em tratar sintomas extremos de ansiedade.

Antidepressivos

Embora sejam principalmente usados para tratar a depressão, os antidepressivos também são eficazes no tratamento de distúrbios de ansiedade. Exemplos populares incluem Fluoxetina (Prozac), Sertralina (Zoloft) e Citalopram (Celexa).

Betabloqueadores

Os Betabloqueadores, como Propranolol (Inderal) e Atenolol (Tenormin), são mais comumente usados para tratar hipertensão. No entanto, eles também são frequentemente prescritos para ajudar a reduzir os sintomas físicos de ansiedade, como tremores e batimentos cardíacos acelerados.

Quando o uso de ansiolítico é indicado?

O uso de ansiolítico é indicado quando o indivíduo apresenta um distúrbio de ansiedade diagnosticado por um profissional de saúde. Esses distúrbios podem incluir Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno de Ansiedade Social, entre outros.

No entanto, é importante notar que o uso de ansiolíticos deve ser sempre a última opção após tentativas de outros tratamentos, como terapia cognitiva comportamental e outras intervenções psicoterapêuticas.

Quais são os efeitos colaterais dos ansiolíticos?

Embora os ansiolíticos possam ser extremamente úteis para aliviar os sintomas de ansiedade, eles também vêm com o potencial de efeitos colaterais. Esses efeitos variam de pessoa para pessoa e de medicamento para medicamento, mas podem incluir coisas como sonolência, tontura, fraqueza, problemas de coordenação, confusão mental e até mesmo dependência em casos mais graves.

Todo ansiolítico precisa de receita?

Na maioria dos casos, a resposta é sim. Os ansiolíticos são drogas poderosas que têm potencial para causar dependência e, por isso, são regulamentadas de perto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para conseguir esses medicamentos, você typically precisa de uma receita de um profissional de saúde licenciado.

Uma opção cada vez mais procurada é o uso de ansiolítico natural, que pode ser eficaz para aliviar os sintomas de ansiedade sem recorrer a medicamentos sintéticos

Qual é o melhor ansiolítico natural?

Além dos ansiolíticos prescritos, existem várias alternativas naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. Entre os principais exemplos de ansiolítico natural estão a Valeriana, Passiflora e Camomila — todas reconhecidas por suas propriedades calmantes e ação leve no sistema nervoso.

Além dos fitoterápicos, o tratamento natural para ansiedade também pode incluir práticas como meditação, respiração consciente e atividade física regular.

Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.


Notícias recentes

Veja mais sobre: Saúde

Veja mais sobre: Saúde
Saúde

Distúrbios do sono: como identificar os sinais e melhorar sua qualidade de vida

Entenda o que são os distúrbios do sono, como insônia e apneia. Conheça os principais sintomas, as causas mais comuns e as opções de tratamento disponíveis.

21 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Faringoamigdalite estreptocócica: como identificar os sinais e a importância do diagnóstico

Entenda o que é a faringoamigdalite estreptocócica, uma infecção de garganta bacteriana. Conheça os sintomas, as formas de contágio e a importância do tratamento.

20 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Clamídia: quando suspeitar, como confirmar e o que fazer após o diagnóstico

Conheça as informações essenciais sobre a clamídia. Saiba o que é esta IST, seus sintomas (ou a falta deles), como ocorre a transmissão, as opções de tratamento e os riscos.

20 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Síndrome de Sjögren: uma visão geral sobre a doença autoimune

Entenda a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que causa secura. Conheça os sintomas, os exames para diagnóstico e as opções de tratamento disponíveis.

19 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Mais recentes
Bem-estar

Mau hálito: como identificar as causas e os passos para uma boca saudável

há cerca de 10 horas, por Redação Sara
Saúde

Distúrbios do sono: como identificar os sinais e melhorar sua qualidade de vida

21 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Faringoamigdalite estreptocócica: como identificar os sinais e a importância do diagnóstico

20 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Clamídia: quando suspeitar, como confirmar e o que fazer após o diagnóstico

20 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Síndrome de Sjögren: uma visão geral sobre a doença autoimune

19 de janeiro de 2026, por Redação Sara