O Ebola é uma doença viral grave, causando febre, dores musculares, vômitos e, em casos graves, hemorragias. A transmissão ocorre pelo contato com fluidos corporais infectados.
O Ebola é uma doença séria e muitas vezes fatal para os seres humanos. O vírus é transmitido a pessoas a partir de animais selvagens e espalha-se na população humana através da transmissão de humano para humano. Desde sua descoberta em 1976, o vírus Ebola causou várias epidemias mortais.
Os sintomas do Ebola normalmente começam de forma súbita e podem incluir febre, fraqueza, dores musculares, dores de cabeça e dor de garganta. Isso é seguido por vômitos, diarreia, erupções cutâneas, função renal e hepática prejudicada e, em alguns casos, hemorragia interna e externa.
O vírus Ebola é um dos vírus mais mortais conhecidos pelo homem, com taxas de mortalidade que variam de 25% a 90% em surtos epidêmicos. O vírus, que se acredita ser hospedado por morcegos frugívoros, pode ser transmitido a humanos e se espalhar entre eles.
O Ebola é transmitido de pessoa para pessoa através do contato direto com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas. Também pode ser transmitido através do contato com superfícies e materiais contaminados com estes fluidos.
É uma doença causada por um dos subtipos do vírus Ebola. Primeiramente, o vírus é transmitido aos seres humanos através de contato direto com sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de animais infectados (como chimpanzés, gorilas, morcegos, antílopes e porcos-espinhos). A seguir, o vírus pode se espalhar na população através de transmissão de humano para humano.
O vírus Ebola é transmitido através do contato direto com sangue, secreções corporais, como suor, saliva, vômito, fezes, urina, sêmen e leite materno, de uma pessoa infectada - viva ou morta. O vírus também pode ser transmitido indiretamente, tocando objetos, como agulhas e equipamentos médicos, contaminados pelo sangue ou secreções de uma pessoa infectada.
Não há tratamento antiviral específico para a infecção pelo vírus Ebola. O tratamento é de suporte, e inclui reidratação com fluidos e sais minerais, tratamento de infecções secundárias se ocorrerem, e tratamento de problemas médicos concomitantes.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.