Hemocromatose é uma condição médica que ocorre devido ao excesso de ferro no corpo. Essa sobrecarga pode danificar vários órgãos, incluindo o fígado, o coração e o pâncreas, resultando em complicações graves como cirrose, doenças cardíacas e diabetes.
Hemocromatose é uma condição médica que ocorre devido ao excesso de ferro no corpo. Essa sobrecarga pode danificar vários órgãos, incluindo o fígado, o coração e o pâncreas, resultando em complicações graves como cirrose, doenças cardíacas e diabetes. Geralmente é causada por um gene hereditário (hemocromatose hereditária), mas também pode ser adquirida devido à outras condições médicas ou à consumo excessivo de suplementos de ferro.
O tratamento para hemocromatose consiste geralmente na remoção regular de sangue do corpo (flebotomia) para reduzir a quantidade de ferro. Em casos de anemia ou para quem não pode passar por flebotomias, medicamentos quelantes de ferro podem ser usados para ajudar o corpo a se livrar do excesso de ferro. Adicionalmente, ajustar a dieta também pode ser benéfico.
A hemocromatose é geralmente causada por uma mutação genética que causa a absorção excessiva de ferro pelo corpo. Menos comumente, pode ocorrer devido à condições médicas que causam anemia crônica, alcoolismo crônico, ou consumo excessivo de suplementos de ferro.
Quem tem hemocromatose deve evitar alimentos ricos em ferro e vitamina C, que aumenta a absorção do ferro. Estes incluem carnes vermelhas, fígado, ostras, feijões e lentilhas, e alimentos fortificados com ferro, como cereais para o café da manhã. Também é recomendado limitar o consumo de álcool para proteger o fígado.
Você pode suspeitar de hemocromatose se tiver múltiplos sintomas acima mencionados, especialmente se houver história familiar da doença. Além disso, os sintomas tendem a começar em homens entre as idades de 30 a 50 e em mulheres após a menopausa.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.