Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

19/02/2024

Penicilina: Tudo o que você precisa saber

Penicilina: Tudo o que você precisa saber
Atenção Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura, sempre respeitando as orientações médicas prescritas.

Penicilina: para que serve

A Penicilina é um antibiótico muito comum na prática médica, utilizado frequentemente para tratar uma ampla gama de infecções causadas por bactérias. Ela pode ser usada para tratar condições como faringite estreptocócica, sífilis, meningite, endocardite e pneumonias, entre outras doenças bacterianas. Salienta-se que este medicamento não tem eficácia contra infecções causadas por vírus.


Penicilina: o que é

A Penicilina foi a primeira classe de antibióticos a ser descoberta, dando início a uma nova era no mundo da medicina. Ela é produzida por um tipo de mofo comumente conhecido como Penicillium, de onde recebe o seu nome. Desde a sua descoberta, uma variedade de Penicilinas diferentes foram desenvolvidas, permitindo a eficácia contra uma gama mais ampla de bactérias.


Penicilina: efeitos colaterais

Efeitos colaterais comuns

Algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais tais como: náusea, vômito, diarreia, dor e inflamação no local da injeção (para Penicilina administrada por via intramuscular).

Efeitos colaterais graves

Embora menos comum, a penicilina pode causar reações mais graves, como reações alérgicas, que incluem erupções cutâneas, urticária, comichão, aperto no peito e dificuldade para respirar.


Penicilina: Tratamentos

Tratamento de infecções bacterianas

A Penicilina é comumente usada para tratar uma ampla gama de infecções, incluindo infecções de pele, infecções respiratórias, infecções dos ouvidos, infecções do tracto urinário e algumas infecções sexualmente transmissíveis.

Prevenção de infecções

Em alguns casos, a Penicilina pode ser administrada para prevenir a infecção, mais do que para tratar uma infecção já existente. Como exemplo, a Penicilina é muitas vezes utilizada para prevenir a infecção por estreptococos do grupo B em recém-nascidos.


Quem tem alergia a penicilina pode tomar azitromicina?

A resposta para esta pergunta é sim. A azitromicina é um antibiótico diferente da Penicilina e pertence à uma classe de medicamentos chamada macrolídeos. Pessoas alérgicas à Penicilina geralmente podem tomar a azitromicina de forma segura. No entanto, é importante lembrar que todas as alergias medicamentosas devem ser discutidas com o seu médico antes da administração de qualquer medicamento.


Penicilina bula

Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula digital da Penicilina e, se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara. Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Voltar ao topo