Os gases intestinais são parte natural do sistema digestivo e todos nós, em algum momento, já nos sentimos incomodados com a distensão e desconforto que eles podem causar.
A presença de gases no trato gastrointestinal é uma constante no humano saudável. Eles são normalmente produzidos durante o processo de digestão quando as bactérias de nossa flora intestinal quebram partições de alguns tipos de alimentos.
Esses gases, em condições normais, podem ser eliminados de diversas formas, como a flatulência (gases passageiros) e eructação (arrotos), e não causam qualquer incomodo. No entanto, quando ocorre um acúmulo de gases, podem aparecer sintomas como dor e desconforto abdominal e inchaço (sensação de "estômago cheio").
A produção excessiva de gases pode ser causada por uma variedade de causas, algumas das quais incluem: ingestão de ar (aerofagia), consumo excessivo de certos alimentos (como feijões, repolho, brócolis, refrigerante), intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável, constipação, alterações na flora intestinal, entre outras.
Além disso, certas condições médicas ou hábitos de vida (como fumar ou mascar chiclete) também podem provocar o excesso de gases.
O tratamento para o excesso de gases depende da sua causa. Isso pode incluir a mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida, a utilização de medicamentos e em alguns casos, o tratamento de condições médicas subjacentes.
Entre os medicamentos que podem ser prescritos para o tratamento de gases estão os chamados carminativos, que ajudam a expelir o gás do sistema digestivo, e os antigases, como a simeticona, que agem modificando a tensão superficial das bolhas de gás, facilitando a sua eliminação.
Se a produção de gases estiver acompanhada de inchaço abdominal, isto pode ser um sintoma de diversas condições de saúde. Estas variam desde intolerâncias alimentares e síndrome do intestino irritável, a situações mais graves como obstrução intestinal. Se este sintoma persiste, é recomendável procurar aconselhamento médico.
Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula do remédio para gases adulto. Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.