A síndrome do intestino irritável (SII) é uma condição crônica do sistema digestivo. As causas exatas são desconhecidas, mas acredita-se que esteja relacionada a problemas na comunicação entre o cérebro e os intestinos, sejam eles problemas físicos ou psicológicos.
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição crônica de saúde bastante comum que impacta diretamente o intestino grosso. Trata-se de um grupo de sintomas que ocorrem em conjunto, e que podem incluir dor abdominal recorrente, se alternando entre diarreia e constipação, entre outros sintomas.
Devido ao fato da SII ter uma causa não conhecida exata, pode ser desafiador identificá-la. Embora a síndrome não cause danos permanentes ao intestino, os sintomas podem ser desconfortáveis e até mesmo prejudicar aspectos cotidianos da vida do indivíduo, como trabalho e estudos.
A dor e as cólicas abdominais na SII são muitas vezes relacionadas a irregularidades na movimentação dos músculos do intestino.
Constipação ou diarreia, ou alternar entre os dois, são alguns dos principais sintomas da SII.
Um desconforto comum em pessoas com SII é a sensação de inchaço e aumento dos gases.
Alguns indivíduos com a SII descobrem que seus sintomas pioram ou melhoram após ingerir determinados alimentos.
O tratamento para SII é geralmente focado no alívio dos sintomas para que a pessoa possa viver o mais normalmente possível. Isso pode incluir mudanças na dieta e no estilo de vida, bem como medicação e psicoterapia para lidar com questões de saúde mental.
A maioria dos tratamentos farmacológicos para SII é usada para tratar os sintomas específicos. Alguns medicamentos comumente usados incluem anti-espasmódicos, laxantes e medicamentos anti-diarreicos. Importante ressaltar que a medicação deve sempre ser prescrita por um médico.
Os autocuidados para quem tem SII podem incluir diversas mudanças no estilo de vida, como alterações na dieta, prática regular de exercícios físicos, controle do stress e técnicas de relaxamento, como mindfulness e meditação.
A alimentação pode influenciar bastante na gestão dos sintomas da SII. Realizar refeições regulares, beber bastante água, limitar a ingestão de alimentos que causam gases, ingerir alimentos ricos em fibra etc., podem ajudar a antecipar e controlar possíveis crises.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.