O TDAH é um transtorno neurobiológico crônico que se manifesta na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. É caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. É considerada uma das condições mais comuns na infância e adolescência.
Em um mundo onde todos nós estamos cada vez mais sobrecarregados com estímulos e exigências, entender e lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é mais importante do que nunca. Vamos mergulhar nesse tópico e desmistificar algumas questões comuns.
O TDAH é um transtorno neurobiológico crônico que se manifesta na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. É caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. É considerada uma das condições mais comuns na infância e adolescência.
A sigla TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. O termo é utilizado para descrever pessoas que têm dificuldades com atenção ou hiperatividade e impulsividade, ou uma combinação destas.
O diagnóstico do TDAH é clínico, o que significa que se baseia em critérios diagnósticos estabelecidos e não depende de um único teste ou avaliação. O diagnóstico é geralmente feito por um profissional de saúde mental ou um médico, e considera tanto os sintomas como o impacto destes na qualidade de vida e no funcionamento diário do indivíduo.
As pessoas com TDAH podem ser de qualquer idade, sexo, nível intelectual ou contexto socioeconômico. Eles podem ser muito criativos, intuitivos e dinâmicos, mas frequentemente enfrentam desafios na escola, no trabalho ou nas relações sociais devido a dificuldades com a manutenção da atenção, a regulação da atividade e da impulsividade.
Isso pode se manifestar como dificuldades para se concentrar em tarefas, para prestar atenção em detalhes, para seguir instruções e para organização.
Isso pode se apresentar como inquietação constante, dificuldade para permanecer sentado e comportamento inapropriado para a idade ou ambiente.
Isso pode incluir interromper os outros, agir sem pensar nas consequências e ter dificuldade em esperar a sua vez.
Embora algumas pessoas com TDAH possam ter dificuldades acadêmicas devido aos desafios com a atenção e a impulsividade, o TDAH não está associado com um QI baixo. Muitas pessoas com TDAH são altamente inteligentes e criativas. É importante lembrar que o QI é apenas uma medida de capacidade cognitiva e não determina o valor ou as capacidades de alguém.
O TEACO-FF é um instrumento de rastreio útil para identificar o risco de TDAH e outros problemas comportamentais em crianças e adolescentes. No entanto, este teste não é suficiente, por si só, para diagnosticar o TDAH. O diagnóstico final deve sempre ser feito por um profissional qualificado após uma avaliação abrangente.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.