O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, é uma condição médica séria que ocorre quando o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as células cerebrais de oxigênio e nutrientes essenciais.
O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, é uma condição médica séria que ocorre quando o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as células cerebrais de oxigênio e nutrientes essenciais. Dependendo da parte do cérebro afetada, um AVC pode afetar diferentes funções físicas e mentais.
O AVC pode ser causado por dois tipos principais de condições, a isquêmica e a hemorrágica. A isquêmica, que é a mais comum, ocorre quando um coágulo de sangue bloqueia ou enfraquece um vaso sanguíneo no cérebro, causando uma falta de fluxo sanguíneo. A hemorrágica ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe, causando sangramento que pode danificar as células cerebrais.
Os efeitos de um AVC variam de acordo com a parte do cérebro afetada e a duração da interrupção do fluxo sanguíneo. As consequências podem ser moderadas ou severas, temporárias ou permanentes. Elas podem incluir paralisia ou fraqueza muscular (especialmente em um lado do corpo), problemas de fala ou linguagem, problemas de memória ou de pensamento, alterações emocionais ou mudanças de personalidade.
O tratamento do AVC foca na restauração do fluxo sanguíneo ao cérebro o mais rápido possível para minimizar os danos das células cerebrais. Isso geralmente inclui medicação ou procedimentos para desobstruir o vaso sanguíneo obstruído ou parar o sangramento no cérebro. Após o tratamento de emergência, o tratamento de reabilitação é geralmente necessário para ajudar os pacientes a recuperar as habilidades perdidas ou alteradas.
O acidente vascular cerebral transitório (AVCT) é uma breve interrupção temporária do fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro. É muitas vezes chamado de "mini AVC" e pode durar apenas alguns minutos a várias horas. Embora os sintomas geralmente desapareçam por completo em 24 horas, eles devem ser levados a sério, pois um AVCT pode ser um sinal de aviso de um AVC completo no futuro.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.