Logo da Sara
SEU BULÁRIO DIGITAL
Buscar
  • A Sara
  • Sobre a bula digital
  • Portal de notícias
Logo da Sara

Links

Bula Digital
Recall de Medicamentos
Mapa de Produtos
Mapa de Notícias

© Copyright 2023-2026 Sara | Todos os direitos reservados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Bem-estar
  4. Absorvente interno: saiba tudo sobre seu uso!

Absorvente interno: saiba tudo sobre seu uso!

O absorvente interno é uma opção prática e discreta para o período menstrual, mas muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre seu uso

Por Redação Sara
05/08/2025 Atualizado há 6 meses
Compartilhar por:
Absorvente interno: saiba tudo sobre seu uso!

O uso de absorvente interno é uma opção prática e comum para quem deseja mais liberdade durante o ciclo. Se introduzido corretamente, este equipamento é muito confortável e conveniente. No entanto, há várias questões que as mulheres frequentemente fazem sobre o uso e aplicação de absorventes internos. Através deste artigo, esperamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema.

Como colocar absorvente interno?

O primeiro passo é lavar bem as suas mãos. Depois, retire o absorvente da embalagem e coloque-o na ponta do seu dedo indicador. Se você ainda não sabe como usar absorvente interno, pode praticar com um dedo ou com um aplicador. Em seguida, encontre a abertura da vagina com o dedo e delicadamente introduza o absorvente. O absorvente deve ser colocado longe o bastante para que você não o sinta. Se ainda o sentir, isso significa que ele não está colocado corretamente ou profundamente o suficiente.

Absorvente interno diminui o fluxo menstrual?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o absorvente interno não tem qualquer impacto sobre o fluxo menstrual. Ele apenas absorve o sangue que é liberado durante o ciclo menstrual. O fluxo menstrual depende de muitos fatores como hormônios, saúde em geral e outros fatores biológicos, e não é afetado pelo uso de absorventes internos.

Absorvente interno vaza?

Se o absorvente interno for inserido corretamente e for trocado regularmente, o risco de vazamento é muito baixo. No entanto, se o absorvente ficar saturado e não for alterado a tempo, ele pode vazar. Portanto, é importante trocar o absorvente interno a cada 4-8 horas, dependendo do fluxo menstrual. Algumas mulheres também optam por usar um absorvente de emergência ou protetor diário para prevenir vazamentos.

Com quantos anos pode usar absorvente interno

Não existe uma idade específica para começar a usar absorventes internos. Algumas meninas começam a usá-los assim que começam a menstruar, enquanto outras preferem esperar até que estejam mais velhas. O mais importante é que a jovem se sinta confortável e confiante em usar um absorvente interno.

Como colocar absorvente interno com aplicador?

Usar um aplicador pode tornar a inserção do absorvente interno mais fácil. Primeiro, remova a embalagem do absorvente. Segure o aplicador pela ponta e insira o final mais largo na vagina. Empurre a base do aplicador para introduzir completamente o absorvente. Finalmente, retire o aplicador, deixando apenas o tampão no interior.

Virgem pode usar absorvente interno?

Sim, mulheres virgens podem usar absorventes internos. Usar um absorvente interno não afetará o seu hímen nem sua virgindade.

Pode dormir com absorvente interno?

É seguro dormir com um absorvente interno, desde que não o deixe por mais de 8 horas. Por precaução, você deve usar o menor nível de absorvância possível que ainda controle seu fluxo.

Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?

Se ainda tiver dúvidas sobre como usar absorvente interno, procure ajuda médica para esclarecer seu caso e garantir o uso adequado.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.


Notícias recentes

Veja mais sobre: Bem-estar

Veja mais sobre: Bem-estar
Bem-estar

Mau hálito: como identificar as causas e os passos para uma boca saudável

O mau hálito, ou halitose, tem diversas causas, desde a higiene bucal até problemas de saúde. Conheça as principais e veja os tratamentos para recuperar a confiança.

22 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Bem-estar

Imunidade baixa: entenda como fortalecer o sistema imunológico

Ao sentir cansaço ou ficando doente com frequência, é importante saber os principais sintomas da imunidade baixa, o que causa o problema e como fortalecer suas defesas.

13 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Bem-estar

Sono de qualidade: o roteiro definitivo para dormir melhor e ter mais energia

Dificuldade para dormir? Veja como ter um sono de qualidade, os alimentos que ajudam, a importância de uma rotina e os principais benefícios para o seu dia.

11 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Bem-estar

Sentindo o estômago pesado? Entenda a má digestão e o que fazer

Sofrendo com má digestão? Veja as principais causas, sintomas como inchaço e queimação, e dicas práticas para aliviar o desconforto abdominal hoje mesmo!

8 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Mais recentes
Saúde

Dor pélvica: o que pode estar por trás desse desconforto e quando investigar

há cerca de 10 horas, por Redação Sara
Saúde

Infertilidade: quando engravidar não acontece e quais caminhos existem

23 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Bem-estar

Mau hálito: como identificar as causas e os passos para uma boca saudável

22 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Distúrbios do sono: como identificar os sinais e melhorar sua qualidade de vida

21 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Faringoamigdalite estreptocócica: como identificar os sinais e a importância do diagnóstico

20 de janeiro de 2026, por Redação Sara