Efeitos do Álcool: consequências e alcoolismo
Efeitos do álcool no corpo
O consumo de álcool, especialmente quando em excesso, pode causar diversos efeitos no corpo humano. Entre os efeitos mais imediatos estão a desidratação, aumento da frequência cardíaca e a capacidade reduzida de atenção e memória. Em longo prazo, o consumo excessivo e frequente de álcool pode levar a problemas mais sérios como a cirrose hepática, problemas cardiovasculares, dependência química e até mesmo a morte.
Álcool corta efeito de antibiótico?
A circulação de informações falsas causa muitas dúvidas acerca do consumo de álcool durante o uso de antibióticos. No geral, é aconselhável evitar o consumo de álcool durante o tratamento com antibióticos, não porque o álcool "corta" o efeito do medicamento, mas pelo fato de que ambos são metabolizados no fígado. Esse processo pode sobrecarregar o órgão, além de aumentar os riscos de efeitos colaterais.
O que corta o efeito do álcool?
Quanto tempo o álcool fica no sangue
Para cada pessoa, o tempo que o álcool permanece no sangue pode variar, dependendo de fatores como peso, gênero, consumo de alimentos e metabolismo. Em média, o organismo consegue metabolizar uma dose de álcool em uma a duas horas.
Hidratação
Acredita-se que beber bastante água durante o consumo de álcool pode ajudar a reduzir sua concentração no sangue, pois a desidratação é um dos efeitos de sua ingestão.
Comer alimentos
Os alimentos podem ajudar a retardar a absorção de álcool pelo corpo, principalmente os que são ricos em proteínas.
Consequências do consumo excessivo de álcool
O que é coma alcoólico?
O coma alcoólico é uma situação em que a pessoa ingere quantidades massivas e perigosas de álcool de tal forma que pode levar à perda de consciência. Nesse estado, os reflexos vitais são reduzidos, o que torna essa condição um caso de emergência médica.
Doenças hepáticas
O consumo excessivo de álcool leva ao dano do fígado, resultando em condições como a cirrose, que é uma doença crônica e degenerativa.
Doenças cardiovasculares
O consumo alto e frequente de álcool pode levar ao aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas e aumento do risco de acidentes vasculares cerebrais e infarto.
Reducão do sistema imunológico
O excesso de álcool pode impactar o sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a doenças.
O que é alcoolismo?
O alcoolismo é a dependência química do álcool, onde a pessoa perde o controle sobre o seu consumo, mesmo estando ciente dos problemas de saúde e sociais que ele causa. Sendo classificado como uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo requer acompanhamento médico e psicológico para o seu tratamento.
Acho que tenho alcoolismo, e agora?
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote