Fitoterapia: o que é, como funciona e mais!
O que é fitoterapia?
A fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela é uma das mais antigas práticas terapêuticas usadas pelo homem e continua a ser amplamente praticada em todo o mundo. A fitoterapia utiliza a integridade da planta, buscando seu potencial terapêutico máximo, através das diferentes propriedades de cada parte da planta. Isso pode incluir não apenas partes como as flores e folhas, mas também raízes e cascas.
O que é medicamento fitoterápico?
Medicamento fitoterápico é aquele obtido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais. Dentre seus componentes, estão os extratos de plantas, que são complexos multicomponentes cuja produção envolve a extração de ingredientes ativos da planta. É importante lembrar que o medicamento fitoterápico não é simplesmente a planta ou droga vegetal para consumo direto, pois passa por um procedimento de manipulação e produção, resultando em um produto finalizado destinado ao tratamento de doenças e condições médicas sintomáticas.
Como funciona a fitoterapia?
A fitoterapia baseia-se na utilização de plantas medicinais para promoção da saúde e alívio de sintomas de doenças e distúrbios do corpo. Cada planta medicinal possui seus próprios benefícios e usos terapêuticos, e estas propriedades podem ser exploradas de várias formas. Pode-se usar a planta integral em decocções, infusões, xaropes, entre outras formas; ou seus extratos em cápsulas, comprimidos, cremes e óleos. A forma de uso e a dosagem deve ser orientada por um profissional, considerando as características individuais do paciente e a finalidade do tratamento.
Qual a diferença entre homeopatia e fitoterapia?
A homeopatia e a fitoterapia são ambas formas de medicina alternativa, mas diferem significativamente em suas abordagens ao tratamento de saúde. A homeopatia baseia-se no princípio "semelhante cura semelhante", tratando o paciente com substâncias ministradas em doses mínimas que, em uma pessoa saudável, produziriam sintomas semelhantes à doença tratada. A fitoterapia, por outro lado, utiliza plantas medicinais em suas diferentes formas e concentrações, para prevenir, aliviar e curar doenças.
Fitoterápico para ansiedade
A fitoterapia oferece diversas opções para o manejo da ansiedade. A camomila, por exemplo, é amplamente conhecida por suas propriedades calmantes. O chá de camomila ou suplementos deste fitoterápico podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade. O mesmo vale para a valeriana, planta com comprovada ação ansiolítica, geralmente utilizada para insônia e ansiedade.
Fitoterápico para emagrecer
O uso de fitoterápicos pode complementar uma dieta equilibrada e exercício físico no objetivo de perda de peso. Algumas plantas como o chá verde, por exemplo, podem ajudar a acelerar o metabolismo e promover a queima de gordura. A carqueja é outra planta conhecida por suas propriedades diuréticas e digestivas, que pode auxiliar na perda de peso. É sempre importante lembrar que o uso de fitoterápicos deve ser feito com orientação médica ou de nutricionista, pois cada organismo pode reagir de maneira diferente e há riscos caso haja abuso no consumo.
Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote