Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

08/03/2024

Sedentarismo: as consequências e como evitar

Sedentarismo: as consequências e como evitar

Em um mundo cada vez mais movido por conveniência e conforto instantâneos, o sedentarismo tornou-se um verdadeiro inimigo para a nossa saúde. Esta tendência de estilo de vida sedentário tem tido graves implicações para a saúde pública no Brasil. Vamos explorar isso mais detalhadamente nesta discussão.


O que é sedentarismo?

O sedentarismo é descrito como um padrão estilístico ou forma de vida no qual uma pessoa tem pouca ou nenhuma atividade física. Normalmente, um sedentário passa o dia realizando atividades que não gaste muitas calorias como ler, escrever, assistir televisão, jogar vídeo-game ou usar o computador. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo como um dos dez principais fatores de risco para a mortalidade mundial.


Sedentarismo: sintomas

Os sintomas do sedentarismo podem ser discretos, mas impactantes, podendo levar ao deterioramento da saúde corporal e mental. Os sinais e sintomas comuns podem incluir fadiga, apatia, problemas respiratórios, dor nas costas e sensação de fraqueza nas pernas.


Quais são as consequências do sedentarismo?

O sedentarismo está diretamente relacionado a uma série de complicações e doenças. Ele é responsável por um grande número de casos de hipertensão, colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas, obesidade, além de problemas na coluna e articulações, distúrbios do sono e até mesmo a depressão.


Como evitar o sedentarismo?

Adotar um estilo de vida ativo é a principal medida para combater o sedentarismo. Isso inclui fazer atividades físicas regulares, comer uma dieta equilibrada, diminuir o tempo sentado e aumentar o tempo em movimento.


Como sair do sedentarismo?

Para sair do sedentarismo, o primeiro passo é começar devagar e ir aumentando a duração e a intensidade das atividades físicas gradualmente. Além disso, procure atividades que você goste de fazer, pois isso irá tornar a mudança de estilo de vida mais agradável e sustentável.


Sedentarismo no Brasil

No Brasil, o sedentarismo é um problema de saúde pública que afeta grande parte da população. Esse estilo de vida sedentário está relacionado com a urbanização rápida e com as mudanças nos padrões de trabalho, transporte e lazer da população.


Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.

Cuide-se! Já pensou em ter acesso a milhares de conteúdos sobre qualidade de vida, bulas digitais e ainda garantir uma ajudinha para lembrar de tomar seus remédios na hora certa? Faça parte da plataforma Sara e acompanhe todas as notícias sobre o universo da saúde e medicamentos, sempre que precisar.
Voltar ao topo