Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

12/12/2023

Tabagismo: tudo o que você precisa saber

Tabagismo: tudo o que você precisa saber

O que é tabagismo?

O tabagismo é uma doença crônica gerada pelo consumo compulsivo de tabaco, caracterizado, principalmente, pelo ato de fumar cigarros. Trata-se de um comportamento repetitivo e habitual que é geralmente acompanhado de dependência física pelo consumo de nicotina e uma necessidade compulsiva de continuar a fumar, apesar de conhecer os danos causados pelo tabaco à saúde.

Estima-se que cerca de um terço da população adulta mundial, isso é, 1,2 bilhão de pessoas, sejam fumantes. Proporcionalmente, há mais homens que mulheres que fumam. No entanto, o número de mulheres jovens que fumam já ultrapassa o número de homens jovens fumantes em alguns países.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.


Nicotina: o que é e efeitos

A nicotina é o principal componente do tabaco, sendo a substância que causa a dependência química nos fumantes. Ela é um dos mais potentes venenos que existe, sendo 1.000 vezes mais tóxica que o cianeto. Ao ser inalada, a nicotina provoca uma descarga de adrenalina no cérebro, que causa sensações de prazer e euforia. No entanto, essas sensações são passageiras e logo dão lugar a sintomas de abstinência como irritabilidade, ansiedade e desejo intenso de fumar.

Além da dependência química, a nicotina também causa vasoconstrição, aumento da pressão arterial, taquicardia, estímulo ao sistema nervoso central, aumento da liberação de glucocorticoides e resistência à insulina, dentre outros problemas de saúde.

O uso crônico da nicotina pode levar à dependência química, doenças cardiovasculares, úlceras no estômago e no duodeno e diversos tipos de câncer, principalmente de pulmão, boca e esôfago.


Malefícios do cigarro

Causa dependência química

Provoca doenças cardiovasculares

Causa câncer de pulmão, boca e esôfago

Contribui para o desenvolvimento de úlceras

Aoé agressivo e prejudicial a pele

Causa problemas de respiração

O cigarro possui cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo muitas delas cancerígenas. Das substâncias presentes na composição do cigarro, a nicotina é a principal responsável pela dependência.


Doenças causadas pelo cigarro

Câncer de pulmão

Doenças cardiovasculares (infarto, hipertensão, trombose, etc.)

Câncer na boca e na laringe

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Enfisema pulmonar

Bronquite crônica

Úlceras gástricas

Já é bem documentado que os fumantes têm uma expectativa de vida 10 anos menor que os não fumantes. Estima-se que três em cada dez mortes por câncer são atribuídas ao tabagismo.


Quero parar de fumar, o que fazer?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.

Cuide-se! Já pensou em ter acesso a milhares de conteúdos sobre qualidade de vida, bulas digitais e ainda garantir uma ajudinha para lembrar de tomar seus remédios na hora certa? Faça parte da plataforma Sara e acompanhe todas as notícias sobre o universo da saúde e medicamentos, sempre que precisar.
Voltar ao topo