O cloridrato de metformina é um fármaco que pertence ao grupo dos chamados biguanidas, um dos principais classes terapêuticas no tratamento de diabetes tipo 2.
O cloridrato de metformina é um fármaco que pertence ao grupo dos chamados biguanidas, um dos principais classes terapêuticas no tratamento de diabetes tipo 2. Este medicamento é comercializado em diversos formatos, incluindo formas de liberação prolongada e imediata, e com diferentes dosagens.
O principal uso do cloridrato de metformina é no tratamento de indivíduos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, principalmente em pessoas com sobrepeso ou obesidade e que tenham padrões normais de função renal. O cloridrato de metformina atua diminuindo a quantidade de glicose (açúcar) que o fígado produz e os intestinos absorvem, além de tornar o corpo mais sensível à insulina, um hormônio que controla níveis de açúcar no sangue.
Diarréia, náuseas, vômitos e desconforto abdominal são alguns dos efeitos colaterais mais comuns do cloridrato de metformina."
Alguns pacientes apresentam reações alérgicas, como erupções cutâneas, coceira ou urticária."
É comum o relato de alterações no paladar, caracterizado por um gosto metálico na boca."
A dose e a frequência de uso do cloridrato de metformina devem ser individualizadas e orientadas por um profissional de saúde. Em geral, as dosagens variam entre 500 mg a 1500 mg, podendo chegar a 2250 mg, uma a três vezes por dia, dependendo da resposta do paciente e do objetivo do tratamento.
Sim, o cloridrato de metformina é o ingrediente ativo de Glifage, que é uma das marcas de medicamentos contendo esse princípio ativo. Vale ressaltar que a metformina também é vendida como medicamento genérico, ou sob outros nomes comerciais.
Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula do cloridrato de metformina. Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.