É um dos problemas bucais mais comuns, a gengivite é uma inflamação do tecido gengival. Isso ocorre devido ao acúmulo excessivo de placa bacteriana ao redor dos dentes que, se não removida corretamente, irrita a gengiva, causando sua inflamação.
A Gengivite é uma inflamação da gengiva, a parte da boca que envolve as bases dos dentes. É um problema dentário bastante comum, mas que se não for tratado corretamente, pode evoluir para condições mais sérias, como a periodontite, que pode levar à perda de dentes.
A gengivite é geralmente causada pelo acúmulo excessivo de placa bacteriana, um biofilme pegajoso que se forma nos dentes depois de comer e beber. A placa bacteriana tem muitas bactérias que podem irritar as gengivas e causar inflamação. Se a placa não for removida por escovação e uso do fio dental, ela pode endurecer e formar tártaro, o que pode aumentar a irritação das gengivas.
Muitas pessoas não estão cientes de que têm gengivite porque podem não apresentar dor ou desconforto. No entanto, há sinais e sintomas de gengivite que todos devem estar cientes.
O tratamento da gengivite começa com a identificação e tratamento das causas subjacentes da inflamação das gengivas. Isso geralmente envolve uma limpeza profunda dos dentes e gengivas pelo dentista ou higienista bucal. Este procedimento, também conhecido como raspagem e alisamento radicular, remove a placa e o tártaro dos dentes e abaixo da linha da gengiva.
A melhor maneira de curar a gengivite é prevenindo seu aparecimento. Isso pode ser feito mantendo uma boa higiene bucal, incluindo escovação e uso de fio dental diários, e visitas regulares ao dentista. Quando a gengivite já se instalou, o tratamento pode envolver uma limpeza profissional dos dentes e gengivas pelo dentista ou higienista bucal, seguido de cuidados em casa.
A principal causa da gengivite é a placa bacteriana que se acumula nos dentes e nas gengivas. Outros fatores que podem contribuir para o surgimento da gengivite incluem tabagismo, má alimentação, estresse, genética, puberdade, gravidez, diabetes e certos medicamentos.
A boa notícia é que a gengivite é reversível. Aqui estão algumas maneiras de você combater a gengivite:
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.