Leucoplasia é um termo geral usado para descrever manchas brancas na mucosa da boca, que não podem ser caracterizadas clinicamente ou patologicamente como alguma outra doença.
Leucoplasia é um termo geral usado para descrever manchas brancas na mucosa da boca, que não podem ser caracterizadas clinicamente ou patologicamente como alguma outra doença. Essas lesões são a resposta à irritação crônica das mucosas, portanto, são muitas vezes encontradas nos locais onde o tabaco é mantido em contato com a boca, ou onde os dentes estão quebrados, etc.
As principais causas da Leucoplasia incluem tabagismo e consumo excessivo de álcool, mas também podem ser causadas por irritação física crônica na boca, como dentes quebrados ou restaurações dentárias mal ajustadas. Infecções virais, especialmente o vírus do papiloma humano (HPV), também podem causar Leucoplasia.
O tratamento para Leucoplasia normalmente envolve remover a fonte de irritação - por exemplo, se a condição foi causada por um dente quebrado ou uma prótese dentária mal ajustada, esses problemas precisam ser corrigidos. Se a Leucoplasia é causada pelo fumo, será necessário parar de fumar.
O tratamento de Leucoplasia mais comum é a remoção cirúrgica da lesão, se possível. Isso pode ser seguido por observação regular para monitorar qualquer mudança na área. Se a lesão é muito grande para ser removida, pode ser monitorada de perto e removida se começar a mostrar sinais de tornar-se cancerosa.
Leucoplasia em si não é um câncer, mas é considerada uma condição pré-cancerosa. Isso significa que se não for tratada ou monitorada, a Leucoplasia pode potencialmente evoluir para câncer oral.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.