Olá, você já ouviu falar do Ácido Tranexâmico? Este medicamento está tomando cada vez mais espaço no mundo farmacêutico e é conhecido principalmente por ajudar em tratamentos que envolvem coagulação do sangue e inflamação. Mas o que é realmente o Ácido Tranexâmico? Como ele funciona? Quais são seus efeitos colaterais? Nesse artigo, nós vamos explorar todas essas questões e muito mais.
Ácido Tranexâmico: O que é?
Ele é um medicamento que pertence à família dos antifibrinolíticos, que tem funções de inibir a degradação de fibrina e consequentemente, a coagulação do sangue. É muito utilizado para controlar sangramentos que acontecem devido à problemas médicos ou cirúrgicos.
Ácido Tranexâmico: Para que serve?
Em geral, este medicamento é usado para diminuir ou prevenir sangramentos excessivos durante e após cirurgias dentárias ou de outra natureza. Além disso, é eficaz no controle de sangramentos provocados por hemofilia, sangramento nasal, menstruação ou pós-parto excessivos e para pessoas que possuem doenças relacionadas com problemas de coagulação.
Ácido Tranexâmico: Efeitos colaterais
1. Problemas Digestivos
Como dor de estômago, náuseas, vômitos e diarreia.
2. Dores musculares e nas articulações
Algumas pessoas relataram sentir dores musculares e articulares após usar o medicamento.
3. Reações Alérgicas
Existem também alguns casos mais raros de reações alérgicas.
Ácido Tranexâmico: Posologia
A prescrição do medicamento vai depender do problema médico que precisa ser tratado. É fundamental que se siga as recomendações do médico e não se mude a dose por conta própria. No geral, para adultos, a dosagem recomendada é de 2 a 3 gramas por dia.
Ácido Tranexâmico: Contraindicações
Caso tenha algum histórico de coágulo sanguíneo, derrame cerebral, problemas de visão causado por problemas no sangue, sangramento no cérebro ou alergia ao Ácido Tranexâmico ou a qualquer outro componente da fórmula, não é recomendado a administração do medicamento.
Ácido Tranexâmico: Como tomar?
O Ácido Tranexâmico é geralmente tomado como pílula, mas também pode ser administrado via injeção. O importante é tomar nas dosagens e horários corretos prescritos pelo seu médico.
Bula do Ácido tranexâmico
Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula do ácido tranexâmico e, se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara . Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.