Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

07/12/2023

Dexametasona: o que é e para que serve

Dexametasona: o que é e para que serve

O que é e para que serve Dexametasona?

Dexametasona é um medicamento que pertence à classe dos corticosteroides, substâncias que possuem propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e que auxiliam no equilíbrio dos sais minerais no corpo. Dada a sua ampla ação, a Dexametasona serve para tratar diferentes condições de saúde, incluindo doenças reumáticas, doenças de pele, asma brônquica severa, problemas oculares e doenças alérgicas.

Dexametasona pomada: qual a diferença?

A Dexametasona pode ser encontrada em diversas formas, incluindo a pomada. Essa versão do medicamento é usada principalmente para tratar problemas de pele, como dermatites, eczema e psoríase. A grande diferença está na forma de aplicação: enquanto os comprimidos são administrados por via oral, a pomada é aplicada diretamente na pele na área a ser tratada, agindo de forma localizada e rápida.

Dexametasona é corticoide?

Sim, a Dexametasona é um corticoide. Os corticoides são medicamentos derivados do cortisol, um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo. Os corticoides têm potente ação anti-inflamatória, antialérgica e imunossupressora, sendo úteis em uma variedade de condições médicas.

Dexametasona: posologia

A posologia da Dexametasona está diretamente relacionada ao tipo e à gravidade da doença a ser tratada. O medicamento deve sempre ser utilizada sob supervisão médica e a dose deve ser ajustada individualmente. De uma forma geral, nas doenças agudas é aconselhado iniciar o tratamento com doses altas. Nas doenças crônicas, a dose inicial deve ser mantida pelo tempo mais curto possível, sendo depois reduzida lentamente até ao mínimo necessário.

Efeitos colaterais do Dexametasona

Insônia

Ganho de peso

Acne

Alterações do humor

Aumento da pressão arterial

Retenção de líquidos

Diminuição da resposta imunológica

É importante salientar que os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa e nem todos irão experimentá-los. Em caso de qualquer efeito colateral, é importante buscar orientação médica imediatamente.

Bula digital

Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula digital , e se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara. Ao seguir estas orientações, você garante um uso seguro e eficaz deste medicamento. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.

.
Voltar ao topo