Logo da Sara
SEU BULÁRIO DIGITAL
Buscar
  • A Sara
  • Sobre a bula digital
  • Portal de notícias
Logo da Sara

Links

Bula Digital
Recall de Medicamentos
Mapa de Produtos
Mapa de Notícias

© Copyright 2023-2025 Sara | Todos os direitos reservados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Dipirona sódica: para que serve, como tomar e bula

Dipirona sódica: para que serve, como tomar e bula

Dipirona sódica é um medicamento que, de certa forma, tem sido bastante familiar para a população devido à sua eficácia em combater dores e febres.

Por Redação Sara
20/05/2025 Atualizado há 7 meses
Compartilhar por:
Dipirona sódica: para que serve, como tomar e bula

Seja bem-vindo a este detalhado artigo sobre a dipirona sódica. Abordaremos várias questões relacionadas ao medicamento, incluindo seu uso, composição e detalhes sobre sua bula. É importante lembrar que, embora buscamos fornecer informações precisas, este artigo não se destina a substituir o conselho médico profissional. Sempre consulte um especialista em saúde para obter orientação personalizada.

Dipirona sódica: para que serve

A Dipirona sódica é um medicamento analgésico e antipirético populares, que tem como principal objetivo o alívio da dor e a redução da febre. É comumente usada no tratamento de diferentes tipos de dor, incluindo dores de cabeça, dores musculares, cólicas menstruais e dores causadas por lesões.

O que é dipirona sódica?

A Dipirona sódica, também conhecida como metamizol, é uma substância medicamentosa da classe dos anti-inflamatórios não esteroides. Ela funciona interferindo na produção de substâncias no corpo conhecidas como prostaglandinas, que provocam dor, febre e inflamação.

Qual a diferença de dipirona sódica e dipirona monoidratada?

A principal diferença entre a dipirona sódica e dipirona monoidratada é sua composição química. Ambas são a mesma substância, o metamizol, mas em diferentes formas. A dipirona monoidratada contém uma molécula de água para cada molécula de dipirona, enquanto a dipirona sódica não.

Quem é alérgico a dipirona pode tomar diclofenaco sódico?

Não é recomendado que indivíduos que apresentam alergia à dipirona tomem diclofenaco sódico sem a orientação médica, pois ambos pertencem à classe dos anti-inflamatórios não esteroides. A alergia a uma substância desta classe pode indicar uma sensibilidade a outras substâncias semelhantes. Portanto, sempre consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Como tomar dipirona sódica?

A dosagem e o método de tomar dipirona sódica devem sempre ser determinados por um médico. No entanto, é geralmente tomada por via oral, intravenosa ou intramuscular, e a dosagem depende da condição a ser tratada e da resposta individual ao medicamento.

Composição da dipirona sódica

Cada ml da solução oral de dipirona contém 500mg de dipirona sódica. Além disso, os comprimidos de dipirona geralmente contêm 500mg de dipirona sódica por comprimido, juntamente com substâncias inativas como lactose, amido e talco.

Bula da dipirona sódica

Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula da dipirona sódica. Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.


Notícias recentes

Veja mais sobre: Saúde

Veja mais sobre: Saúde
Saúde

Vitamina C: a importância do nutriente para a imunidade, pele e absorção de ferro

Para que serve a vitamina C? Conheça a importância deste antioxidante para o colágeno, a absorção de ferro e o sistema imune.

16 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Dor de cabeça: tipos, causas e formas de alívio rápido

Sofrendo com dor de cabeça? Veja o que pode estar causando o sintoma, como diferenciar os tipos e o que fazer para um alívio rápido e eficaz em casa.

16 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Prisão de ventre: como os alimentos e a hidratação podem resolver o problema

Sofrendo com a prisão de ventre? Conheça as principais causas, os sintomas e veja dicas práticas e alimentos que ajudam a regular o intestino de forma natural.

12 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Colocou um stent? Saiba o que esperar dos efeitos colaterais e quando se preocupar

Saiba quais são os efeitos colaterais do stent, como é a recuperação, possíveis complicações e os principais cuidados após o procedimento.

10 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Mais recentes
Vida saudável

Vitamina B6: a importância para o cérebro, humor e imunidade

há cerca de 18 horas, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B5: conheça os benefícios e os alimentos mais ricos

17 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Vitamina C: a importância do nutriente para a imunidade, pele e absorção de ferro

16 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Dor de cabeça: tipos, causas e formas de alívio rápido

16 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B2: Conheça a importância e os sintomas da sua deficiência

16 de dezembro de 2025, por Redação Sara