Logo da Sara
SEU BULÁRIO DIGITAL
Buscar
  • A Sara
  • Sobre a bula digital
  • Portal de notícias
Logo da Sara

Links

Bula Digital
Recall de Medicamentos
Mapa de Produtos
Mapa de Notícias

© Copyright 2023-2025 Sara | Todos os direitos reservados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Bem-estar
  4. Rivaroxabana: para que serve e como tomar

Rivaroxabana: para que serve e como tomar

A Rivaroxabana é um medicamento anticoagulante oral, comumente utilizada para prevenir a formação de coágulos sanguíneos perigosos em certas condições.

Por Redação Sara
20/05/2025 Atualizado há 7 meses
Compartilhar por:
Rivaroxabana: para que serve e como tomar

Para que serve Rivaroxabana?

A Rivaroxabana é um medicamento anticoagulante oral, comumente utilizada para prevenir a formação de coágulos sanguíneos perigosos em certas condições. Pessoas com fibrilação atrial (uma condição irregular do ritmo cardíaco), por exemplo, podem tomar Rivaroxabana para reduzir o risco de acidente vascular cerebral. Este medicamento também é utilizado após a cirurgia de substituição do joelho ou do quadril para prevenir o risco de coágulo no sangue.

O que é Rivaroxabana?

Rivaroxabana é um tipo de medicamento conhecido como um inibidor do fator Xa. Funciona como um anticoagulante, interrompendo a atividade de uma proteína específica no sangue que pode levar à coagulação. Ao fazer isso, a Rivaroxabana ajuda a prevenir e tratar coágulos sanguíneos, fazendo com que os coágulos que já se formaram se dissolvam mais rapidamente.

Quem toma Rivaroxabana pode tomar cerveja?

Embora o consumo moderado de álcool, como o de cerveja, normalmente não seja prejudicial para aqueles que tomam Rivaroxabana, é sempre importante lembrar que aqueles que bebem grandes quantidades de álcool podem ter um risco aumentado de sangramento. Como anticoagulante, a Rivaroxabana naturalmente aumenta o risco de sangramento, e o consumo excessivo de álcool pode potencializar esse risco.

Qual a diferença entre Apixabana e Rivaroxabana?

Apixabana e Rivaroxabana são ambos anticoagulantes orais que trabalham como inibidores do fator Xa. Ambos são usados para condições semelhantes, incluindo a prevenção de acidentes vasculares cerebrais em pessoas com fibrilação atrial e para tratar ou prevenir coágulos sanguíneos, como a trombose venosa profunda (TVP). Embora suas funções sejam semelhantes, as diferenças entre eles podem incluir fatores como dosagem, frequência de dosagem e alguns efeitos colaterais específicos.

Qual o genérico de Rivaroxabana?

Até o momento, não existe um genérico da Rivaroxabana disponível no mercado brasileiro. A única forma de adquirir o medicamento é através de sua versão de marca, chamada Xarelto.

Como tomar Rivaroxabana?

A Rivaroxabana é geralmente tomada uma ou duas vezes ao dia, com ou sem alimentos. É importante tomar este medicamento exatamente como prescrito por seu médico e não parar de tomá-lo sem a devida orientação médica. Interromper o uso sem aconselhamento médico pode aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Efeitos colaterais da Rivaroxabana

  • Sangramento excessivo
  • Náusea
  • Dor abdominal
  • Dor nos olhos
  • Dor de cabeça

Lembre-se, esses são apenas alguns dos possíveis efeitos colaterais da Rivaroxabana. Se você tiver algum destes ou outros efeitos colaterais, consulte o seu médico imediatamente.

Bula do Rivaroxabana

Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula do Rivaroxabana. Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.


Notícias recentes

Veja mais sobre: Bem-estar

Veja mais sobre: Bem-estar
Bem-estar

Sono de qualidade: o roteiro definitivo para dormir melhor e ter mais energia

Dificuldade para dormir? Veja como ter um sono de qualidade, os alimentos que ajudam, a importância de uma rotina e os principais benefícios para o seu dia.

11 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Bem-estar

Sentindo o estômago pesado? Entenda a má digestão e o que fazer

Sofrendo com má digestão? Veja as principais causas, sintomas como inchaço e queimação, e dicas práticas para aliviar o desconforto abdominal hoje mesmo!

8 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Bem-estar

Torcicolo: o que pode causar e autocuidados

Veja quais autocuidados para torcicolo podem aliviar a dor, melhorar a mobilidade e quando buscar ajuda médica se os sintomas persistirem.

21 de novembro de 2025, por Redação Sara
Bem-estar

Dor no pé da barriga: O que significa e quando se preocupar

Dor no pé da barriga pode ter causas digestivas, urinárias ou ginecológicas. Veja o que pode ser e quando procurar um médico.

3 de novembro de 2025, por Redação Sara
Mais recentes
Vida saudável

Taraxacina e seus benefícios: a importância do composto para a saúde digestiva

19 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B7: a importância da biotina para unhas, cabelo e metabolismo

18 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitaminas e minerais: a importância dos nutrientes para a saúde

18 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B6: a importância para o cérebro, humor e imunidade

17 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B5: conheça os benefícios e os alimentos mais ricos

17 de dezembro de 2025, por Redação Sara