Simeticona: como tomar, para que serve e posologia
Simeticona
A Simeticona é um medicamento amplamente conhecido e utilizado em diversos cenários clínicos, sendo fundamental para o tratamento de condições relacionadas a gases. Muito embora seu uso seja comum, é preciso entender suas nuances e saber utilizá-lo corretamente para se obter os melhores benefícios. Esse texto se propõe a esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre esse fármaco, de maneira técnica, porém amigável e respeitando as orientações médicas.
Simeticona para que serve
A Simeticona é utilizada para tratar condições relacionadas à formação de gases no trato gastrointestinal. Ela atua diminuindo a tensão superficial dos gases, fazendo com que as bolhas se aglutinem e sejam expelidas facilmente. Ela é usada no tratamento do meteorismo (gases intestinais), aerofagia (engolir de ar) e no pós-operatório, especialmente após procedimentos que utilizam anestesia abdominal.
Simeticona como tomar
A simeticona pode ser ingerida antes ou após as refeições e ao deitar. Contudo, é importante seguir a orientação do profissional de saúde, e sempre consultar a bula ou embalagem do medicamento para verificar a dosagem certa e a forma correta de administrar o medicamento.
Simeticona posologia
A posologia da Simeticona varia de acordo com a apresentação do medicamento e a indicação clínica. Para uso adulto, a forma comumente disponível é de 40 a 125 mg, podendo ser tomada até quatro vezes ao dia. Em crianças, o recomendado é a forma de gotas, com dosagem seguindo a orientação pediátrica. Em todos os casos, o melhor é sempre seguir as instruções do profissional de saúde.
Como tomar simeticona gotas
A versão em gotas da Simeticona é facilmente aplicável e bastante usada, principalmente em pediatria. O frasco da medicação costuma vir com um dispositivo dosador, que deve ser usado para administrar a quantidade correta do remédio. Normalmente, a posologia para crianças é feita mediante orientação médica, respeitando a idade e peso da criança.
Luftal e simeticona é a mesma coisa?
O Luftal é uma marca de medicamento que tem como princípio ativo a Simeticona. Então, de maneira prática, ambos são a mesma coisa. É importante lembrar que os medicamentos genéricos contêm as mesmas substâncias ativas, apresentando a mesma segurança e eficácia que os medicamentos de marca.
Simeticona efeitos colaterais
Alergias
A embora seja raro, a simeticona pode causar algumas reações alérgicas como vermelhidão, inchaço e coceira na pele.
Dores estomacais
Em alguns casos podem ocorrer dores estomacais. Nestes casos, é importante procurar orientação médica.
Náuseas e vômitos
Outros sintomas que podem surgir são náuseas e vômitos. Caso persistam, é recomendado procurar um profissional de saúde.
Bula do Simeticona
Sara alerta: Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula do Simeticona e, se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes conosco aqui na Sara. Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote