O orgasmo é o auge da excitação sexual, e é percebido como o final do ciclo da resposta sexual que iniciou com um desejo sexual. É algo que é experimentado de forma muito subjetiva, e certamente não é o mesmo para todos.
O orgasmo é o auge da excitação sexual, e é percebido como o final do ciclo da resposta sexual que iniciou com um desejo sexual. É algo que é experimentado de forma muito subjetiva, e certamente não é o mesmo para todos. Ele pode ser muito intenso, causando contrações dos músculos pélvicos. Alguns afirmam que um orgasmo é como um “funcionamento cerebral total”. É também descrito como ondas de prazer que batem em todo o corpo.
A palavra 'orgasmo' vem do grego 'orgao', que significa 'inchar com a umidade, ferver, estar ansioso' e foi usado no sentido médico de 'impulso sexual' já no século XVI. Hoje, a palavra é usada para descrever o auge do prazer sexual e pode ser experimentado por qualquer um, independentemente do gênero ou orientação sexual.
Muitas mulheres relatam que o orgasmo é diferente para elas do que para os homens. Apesar de cada experiência ser única, muitas descrevem a experiência do orgasmo como uma série de ondas de prazer que começam no seu núcleo e irradia para todo o corpo. As contrações musculares são sentidas ao redor do útero, ânus e músculos pélvicos. No entanto, uma grande fração de mulheres não atinge o orgasmo apenas com a penetração, e muitas vezes requer uma estimulação adicional, especialmente do clitóris.
Para os homens, o orgasmo é geralmente associado à ejaculação. Apesar disso, um não necessariamente implica o outro, é possível experimentar orgasmo sem a ejaculação e vice-versa. Os homens descrevem geralmente o orgasmo como uma sensação de liberação, e são acompanhados por contrações rítmicas do músculo pélvico, mais especificamente, dos músculos ao redor da uretra que ajudam a impulsionar o esperma para fora do corpo.
A sensação do orgasmo é algo muito pessoal e varia significativamente de uma pessoa para outra. Além disso, se você não teve um orgasmo antes, é totalmente possível que você não saiba o que esperar. Em geral, quando você tem um orgasmo, você sentirá contracções musculares (geralmente na área pélvica) junto com uma onda de prazer intensa. Algumas pessoas também relatam sentir uma “descarga” de tensão após o orgasmo.
Além do prazer que eles proporcionam, os orgasmos também trazem inúmeros benefícios para a saúde. Aqui estão alguns deles:
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.