Osteoartrite, também conhecida como doença articular degenerativa, é uma condição crônica que afeta as articulações do corpo. As articulações são onde dois ossos se encontram, e a osteoartrite ocorre quando a cartilagem que protege esses ossos começa a se desgastar ao longo do tempo.
Osteoartrite, também conhecida como doença articular degenerativa, é uma condição crônica que afeta as articulações do corpo. As articulações são onde dois ossos se encontram, e a osteoartrite ocorre quando a cartilagem que protege esses ossos começa a se desgastar ao longo do tempo. Sem a proteção dessa cartilagem, os ossos podem se esfregar uns contra os outros, causando dor, inchaço e perda de movimento. Osteoartrite é a forma mais comum de artrite e afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
A dor associada à osteoartrite pode variar dependendo do indivíduo e da gravidade da doença. Pode ser uma dor constante, ou pode vir e ir. Geralmente é pior durante ou após o movimento.
Inchaço ou sensação de calor na articulação também são sintomas comuns de osteoartrite. Isso é causado por uma inflamação do revestimento das articulações.
A osteoartrite pode limitar a capacidade de uma pessoa de mover a articulação afetada normalmente. Isso pode tornar tarefas cotidianas, como andar ou vestir-se, mais difíceis.
O tratamento da osteoartrite visa aliviar os sintomas e melhorar a função da articulação. Isso pode envolver uma combinação de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. As opções de tratamento devem ser discutidas com um profissional de saúde.
Embora osteoartrite e osteoartrose se refiram à mesma doença, elas enfatizam diferentes aspectos da condição. O termo 'osteoartrite' destaca a natureza inflamatória da doença, enquanto 'osteoartrose' enfatiza o aspecto degenerativo da doença. Ambos os termos são usados para descrever a mesma condição médica que afeta as articulações.
Infelizmente, a osteoartrite ainda não tem cura. No entanto, com o tratamento adequado, os sintomas da doença podem ser gerenciados eficazmente, permitindo aos indivíduos manterem uma alta qualidade de vida.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.