A periodontite é uma doença infecto-inflamatória grave que ataca as gengivas, tecidos de suporte dos dentes, o osso alveolar, formando bolsas periodontais ou abscessos.
A periodontite é uma doença infecto-inflamatória grave que ataca as gengivas, tecidos de suporte dos dentes, o osso alveolar, formando bolsas periodontais ou abscessos. Também conhecida como uma forma avançada de gengivite, a periodontite pode causar sangramento, inchaço das gengivas e até mesmo perda de dentes se não for adequadamente tratada.
A periodontite geralmente ocorre como resultado de uma higiene bucal inadequada, que permite o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes e ao longo da linha da gengiva. Substâncias tóxicas produzidas por essas bactérias irritam as gengivas e estimulam uma resposta inflamatória crônica, que pode acabar destruindo os tecidos de suporte dos dentes e o osso alveolar.
Antes de mais nada, é importante entender que o tratamento da periodontite depende de uma abordagem colaborativa e ativa entre dentista e paciente. Os procedimentos podem incluir a limpeza profunda dos dentes e das gengivas, medicamentos e, em alguns casos, a cirurgia.
Dependendo do estágio da periodontite, os tratamentos podem variar. Os tratamentos mais comuns incluem a limpeza profissional dos dentes e das gengivas, a raspagem e alisamento radicular e, em alguns casos, um procedimento cirúrgico pode ser necessário para remover a placa bacteriana e o tártaro de áreas difíceis de acessar.
A periodontite crônica é o estágio mais avançado da doença periodontal, e pode ser muito grave se não for tratada. Os sintomas incluem todos os da periodontite regular, mas com maior grau de gravidade. Pode haver perda extensa de tecido e osso, levando à perda de dentes.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.