Psoríase: conheça sintomas, tipos e opções de tratamento para essa doença crônica da pele, caracterizada por manchas vermelhas e descamação. Saiba mais!
A psoríase é uma condição crônica de pele, não contagiosa, que altera o ciclo de vida das células da pele. Isso causa células a se acumularem rapidamente na superfície da pele, formando escalas prateadas e manchas secas, vermelhas, que às vezes são dolorosas ou coçam.
A psoríase é uma condição crônica, o que significa que é de longa duração. Pode variar de leve a grave. A gravidade da psoríase é determinada pela quantidade de corpo que afeta. Psoríase leve afeta menos de 3% do corpo. Psoríase moderada afeta entre 3% e 10% do corpo. Psoríase grave afeta mais de 10% do corpo.
Os sintomas da psoríase diferem de pessoa para pessoa e dependem do tipo de psoríase. As áreas da pele podem ser pequenas ou cobrir grandes partes do corpo. Algumas placas de psoríase podem ser tão pequenas quanto algumas escamas na pele do couro cabeludo ou as unhas, enquanto outras podem cobrir grandes áreas do corpo.
Os sintomas mais comuns de psoríase incluem:
Se você suspeita que pode ter psoríase, consulte o seu médico.
Não há cura para a psoríase. No entanto, existem muitos tratamentos disponíveis que podem ajudar a controlar os sintomas. O seu médico pode recomendar medicamentos tópicos, fototerapia, medicamentos orais ou injetados dependendo da gravidade e localização das manchas de psoríase.
Seus médicos também podem recomendar mudanças no estilo de vida, como uma dieta saudável e balanceada e evitar gatilhos como estresse e álcool para ajudar a controlar a psoríase.
A psoríase gutata é um tipo de psoríase caracterizada por pequenas lesões de forma irregular. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas principalmente ocorre no tronco, braços e pernas. É comumente associada a uma infecção anterior por estreptococos do grupo A.
A psoríase do couro cabeludo pode ser extremamente incômoda. As escamas costumam ser prateadas ou branca, e a pele circundante pode se sentir muito apertada ou dolorida.
Há uma variedade de medicamentos que podem ajudar a tratar os sintomas da psoríase. Seus médicos podem prescrever medicamentos tópicos, fototerapia, medicamentos orais ou injetáveis, dependendo da gravidade e localização das manchas de psoríase.
A psoríase eritrodérmica é um tipo raro de psoríase que pode ser muito grave. A pele torna-se vermelha e inflamada e pode fazer com que a pele descasque em folhas. É essencial procurar atendimento médico se você acredita que tem este tipo de psoríase.
Atualmente, não existe cura para a psoríase. No entanto, são disponíveis tratamentos eficazes que podem ajudar a controlar a condição. O tratamento adequado pode ajudar a gerir a psoríase e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.