Autoestima
Autoestima é o valor intrínseco que atribuímos a nós mesmos. Ela é formada a partir de nossas vivências, nossas conquistas e nossos fracassos. Quando temos uma autoestima saudável, conseguimos lidar melhor com as adversidades da vida e nos sentimos confiantes para alcançar nossos objetivos.
Como melhorar a autoestima
Existem diversas maneiras de melhorar a autoestima. Algumas delas incluem:
- Praticar o autoconhecimento: perceber suas qualidades e seus defeitos e aceitá-los como parte de quem você é.
- Apreciar-se: valorize suas conquistas, suas habilidades e seu corpo. Você é único e tem muitos atributos valiosos.
- Praticar atividades físicas: além de benefícios para a saúde, a atividade física ajuda a melhorar a autoimagem.
- Valorizar as pequenas conquistas diárias: todos os dias conseguimos realizar diversas atividades e pequenos feitos. Valorize-os.
Baixa autoestima sintomas
Sensação de inadequação
Autocrítica exagerada
Dificuldade em acreditar nos próprios talentos
Pessimismo e dificuldade em visualizar um futuro positivo
Desmotivação
Autoestima alta
Ter uma autoestima alta implica aceitar-se como se é, valorizando suas qualidades e também entendendo seus defeitos. Indivíduos com a autoestima alta se sentem capazes de superar desafios e têm um olhar positivo sobre si mesmos e para a vida. Eles têm uma postura assertiva e conseguem expressar suas necessidades e vontades de maneira clara.
Fatores que impactam a autoestima
Diversos fatores podem impactar nossa autoestima. Relações familiares e sociais, experiências negativas ou traumáticas, sucessos e fracassos, o ambiente de trabalho, a aparência física, doenças físicas ou mentais são algumas das situações que podem afetar a forma como enxergamos e valorizamos a nós mesmos.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.