Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

23/02/2024

Sindrome de Down: Tudo o que você precisa saber

Sindrome de Down: Tudo o que você precisa saber
Dica Sara Se você já está tomando algum remédio para o tratamento dessa condição, conte com a gente! Agende seus lembretes aqui e tenha acesso ilimitado para milhares de bulas digitais dos seus medicamentos sempre que precisar.

O que é Síndrome de Down?

A Síndrome de Down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é uma condição que ocorre quando um indivíduo tem três, em vez de dois, cromossomos 21. O excesso de material genético pode afetar o desenvolvimento físico e intelectual da pessoa, resultando em características e habilidades únicas.


O que causa a síndrome de down?

A síndrome de Down é causada por uma falha na divisão das células durante o desenvolvimento embrionário. Normalmente, cada célula possui 46 cromossomos, mas nas pessoas com síndrome de Down, uma das células possui um cromossomo 21 extra. Este cromossomo adicional altera o desenvolvimento normal, levando às características típicas da condição.


Como saber se o bebê tem Síndrome de Down?

Há alguns sinais que podem sugerir a presença da síndrome de Down em um bebê. No entanto, o diagnóstico definitivo só é feito através de testes genéticos. Alguns destes sinais incluem:

Características físicas únicas

Atraso no desenvolvimento físico e intelectual

Problemas de saúde associados, como doenças cardíacas


Características da Síndrome de Down

As características da Síndrome de Down podem variar amplamente, mas algumas são comuns a muitas pessoas com a condição. Elas incluem olhos amendoados, tônus muscular baixo, uma única prega na palma da mão, pequenas orelhas e rosto arredondado.


Qual é a diferença entre doença e síndrome?

Uma doença é uma alteração patológica reconhecida que apresenta um conjunto específico de sinais e sintomas. Por outro lado, uma síndrome é um grupo de sinais e sintomas que ocorrem juntos e caracterizam uma anormalidade particular, mas a causa pode não ser conhecida.


Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.

Voltar ao topo