Antes de nos aprofundarmos nos respectivos tópicos, é importante frisar que o câncer de intestino é um tipo de doença que pode ocorrer em qualquer parte do nosso intestino grosso (ou cólon) e do reto.
Antes de nos aprofundarmos nos respectivos tópicos, é importante frisar que o câncer de intestino é um tipo de doença que pode ocorrer em qualquer parte do nosso intestino grosso (ou cólon) e do reto. É um dos tipos de câncer mais incidentes no mundo, sobretudo em países desenvolvidos, o que está relacionado a fatores alimentares, ao sedentarismo, além de possíveis predisposições genéticas.
Mudanças nos hábitos intestinais, incluindo diarreia ou constipação ou uma alteração na consistência das fezes, que dura mais de alguns dias, podem ser um sinal de câncer de cólon.
Você pode notar sangue de cor vermelha viva em suas fezes, ou fezes muito escuras. Este é um sintoma comum do câncer de cólon.
Dores, cólicas ou gases no abdômen podem ser um indício de câncer no intestino.
O tratamento para câncer de intestino é decidido por uma equipe médica e depende do tipo, localização e estágio do tumor, além dos possíveis efeitos colaterais e da preferência do paciente. A cirurgia para remover o tumor é um tratamento comum em quase todos os estágios do câncer de cólon. Outros tratamentos incluem uso de medicações, radio e quimioterapia.
Não existe um exame de sangue que sozinho consiga diagnosticar o câncer de intestino. O diagnóstico é feito através de uma combinação de exames, incluindo colonoscopia e tomografia computadorizada. É possível ainda que seja feito um exame de sangue para o CEA (Antígeno Carcinoembrionário), que pode estar aumentado em pessoas com câncer de cólon. Vale ressaltar, entretanto, que outros problemas também podem aumentar o CEA, portanto, ele sozinho não serve como teste definitivo.
Muitos pacientes questionam se o câncer de intestino tem cura, e a resposta depende do estágio da doença. Quando diagnosticado cedo, a chance de cura é maior. Portanto, é extremamente importante realizar checagens regulares e procurar o médico caso algum dos sintomas esteja presente.
Fezes muito escuras ou com sangue, de cor vermelha viva, podem ser um sinal de câncer de intestino. Também é possível que exista uma mudança no formato das fezes, que podem se apresentar mais finas, como um lápis. Lembre-se de que esses sintomas também podem ser causados por outras condições que não o câncer. Portanto, caso tenha algum dos sintomas, procure imediatamente um médico para realizar o diagnóstico correto.
Existem vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de intestino. Alguns desses incluem idade avançada, dieta rica em carnes vermelhas e processadas, baixo consumo de fibras, inatividade física, consumo de álcool, uso de tabaco, entre outros. Além disso, histórico de doenças inflamatórias intestinais e antecedentes familiares de câncer de intestino ou pólipos também podem aumentar o risco.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.