A hipoglicemia é uma condição caracterizada por baixas taxas de glicose (açúcar) no sangue, algo essencial para o nosso corpo, dado que a glicose é a principal fonte de energia das células.
Entender a hipoglicemia é parte essencial para quem busca manter um estilo de vida saudável, principalmente para pessoas que convivem com doenças como diabetes. Mas afinal, o que é hipoglicemia? Como tratar? Que cuidados precisa tomar? Continue lendo para descobrir tudo isso e muito mais!
A hipoglicemia é uma condição caracterizada por baixas taxas de glicose (açúcar) no sangue, algo essencial para o nosso corpo, dado que a glicose é a principal fonte de energia das células. Níveis normais de glicose em jejum geralmente ficam entre 70 a 100 mg por decilitro (mg/dL), podendo variar um pouco a depender do laboratório responsável pelo exame.
A hipoglicemia mais frequentemente acomete pessoas com diabetes, especialmente quando há descontrole na administração de medicações, alimentação, prática de atividades físicas, ou combinações desses fatores. Entretanto, mesmo em pessoas não diabéticas há situações em que a hipoglicemia pode ocorrer.
Em situações de emergência, quando a pessoa apresenta confusão mental, desmaios ou convulsões, a hipoglicemia deve ser tratada de imediato com a aplicação de glucagon ou ingestão de alimentos ricos em açúcar.
Além do diabetes, outras doenças e condições também podem causar hipoglicemia, como a insuficiência renal, insuficiência hepática, hipoglicemia reativa e doenças hormonais.
Em muitos casos, medidas simples de autocuidado podem ajudar a prevenir a hipoglicemia. Isso inclui consumir pequenas refeições balanceadas ao longo do dia, monitorar seus níveis de glicose, realizar atividades físicas de forma regular e equilibrada e tomar medicamentos conforme indicado pelo seu médico.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.