Febre amarela: transmissão, sintomas e mais!
A febre amarela é uma doença viral, e entender os seus sintomas, mecanismos de transmissão, prevenção e tratamento é fundamental para garantir não apenas a sua saúde, mas também a de outras pessoas ao seu redor. Neste artigo, falaremos sobre o que é a febre amarela, os sintomas que ela causa, como é transmitida, como preveni-la e tratar dos sintomas, a eficácia da vacina e os possíveis efeitos colaterais de tomá-la.
Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Originária da África, a febre amarela tem sido uma fonte de epidemias em países da África, da América do Sul e Central.
Sintomas da Febre Amarela
Fase inicial
Nos primeiros 3 a 6 dias após a infecção, os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, calafrios, dor muscular, vômitos e fadiga.
Fase tóxica
Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (cor amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e eventualmente choque e falência de múltiplos órgãos. Cerca de 20%-50% das pessoas que entram na fase tóxica morrem.
Febre Amarela: Transmissão
A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados. Não é de transmissão pessoa-pessoa. Os mosquitos são infectados quando picam um humano ou um macaco doente e podem transmitir o vírus a outros humanos quando os picam.
Febre Amarela: Prevenção
O melhor meio de prevenção é a vacinação. Além disso, ações de controle do mosquito e o uso de repelentes, roupas de manga comprida e redes de mosquitos em áreas de alto risco ajudam a prevenir a picada pelo mosquito infectado.
Febre Amarela: Tratamento
Não há um tratamento antiviral específico para a febre amarela. Em geral, aconselha-se descansar, beber bastante água e tomar medicamentos para dor e febre.
Vacina de Febre Amarela
A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. Uma única dose é suficiente para garantir a imunidade e a proteção ao longo da vida contra a febre amarela.
Reação da Vacina de Febre Amarela
As reações mais comuns após a vacinação incluem febre suave, dor muscular e dor no local da injeção. Reações graves são extremamente raras.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote