O que é Tripofobia?
O que são fobias?
As fobias são distúrbios psicológicos caracterizados por um medo intenso e irracional de objetos, situações ou criaturas específicas. Estas situações ou objetos, na realidade, apresentam pouco ou nenhum perigo real para a pessoa. Contudo, ela experimenta um medo extremo que pode levar a evitar a todo custo o objeto ou situação temida, limitando assim sua vida de várias maneiras.
O que é tripofobia?
A tripofobia é uma fobia não oficialmente reconhecida pela ciência médica. Se caracteriza por um sentimento de desconforto, coceira, repulsa e até pânico ao olhar para imagens ou objetos com pequenos buracos agrupados, como uma colmeia de abelhas, um favo de mel, bolhas de café, buracos na pele e poros dilatados, por exemplo.
O que causa tripofobia?
A causa exata da tripofobia ainda é desconhecida. No entanto, pesquisadores acreditam que pode estar relacionada a um reflexo primitivo do cérebro para evitar perigos como animais venenosos ou doenças de pele que estão associadas a padrões pontilhados ou furados. Outros estudos sugerem que a repulsa está ligada a um receio de parasitas ou doenças contagiosas representadas por esses padrões.
Tripofobia tem cura?
Como a tripofobia não é oficialmente reconhecida como uma condição clínica, não há tratamento especificado para ela. Porém, pessoas que se sentem muito incomodadas pelos sintomas podem procurar ajuda de psicólogos ou psiquiatras, que utilizam técnicas convencionais de terapia cognitivo-comportamental para ajudar a pessoa a entender e a controlar suas reações.
Quais são os sintomas da tripofobia?
Os sintomas da tripofobia podem ser muito variáveis, de distração leve a uma reação de pânico completa. Tais reações podem incluir:
Desconforto visual
Coceira e sensação de pele arrepiada
Náusea
Tremores
Aumento da frequência cardíaca
Tripofobia tem tratamento?
Em casos de tripofobia que causam um grande desconforto à pessoa, existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas. A terapia cognitivo-comportamental e a exposição gradual ao objeto do medo, acompanhada por técnicas de relaxamento, podem ser úteis. Medicação, embora raramente, pode ser recomendada em casos severos.
O que fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote