Logo da Sara
SEU BULÁRIO DIGITAL
Buscar
  • A Sara
  • Sobre a bula digital
  • Portal de notícias
Logo da Sara

Links

Bula Digital
Recall de Medicamentos
Mapa de Produtos
Mapa de Notícias

© Copyright 2023-2025 Sara | Todos os direitos reservados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Rosácea: Causas e cuidados

Rosácea: Causas e cuidados

A Rosácea é uma condição crônica e longa de pele que geralmente afeta o rosto. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, manchas vermelhas (pápulas), e os vasos sanguíneos visíveis (telangiectasia).

Por Redação Sara
20/05/2025 Atualizado há 7 meses
Compartilhar por:
Rosácea: Causas e cuidados

Rosácea: o que é

A Rosácea é uma condição crônica e longa de pele que geralmente afeta o rosto. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, manchas vermelhas (pápulas), e os vasos sanguíneos visíveis (telangiectasia). A Rosácea é uma doença que pode ser confundida com acne comum, outras doenças de pele e naturalmente se agravar se não for tratada. A doença é geralmente cíclica, com períodos onde os sintomas estão particularmente ruins seguidos de períodos de remissão.

Rosácea: causas

Ainda é incerto o que exatamente causa a rosácea, mas os estudos sugerem que seja uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Acredita-se também que a rosácea tende a afetar mais as pessoas de pele clara, principalmente aquelas que blush facilmente.

Existem alguns fatores e comportamentos que podem potencialmente agravar a rosácea ou que podem piorar os seus sintomas. Alguns deles incluem a exposição ao sol, o stress, o calor, o consumo de álcool, alimentos picantes, certos medicamentos, como a corticosteroides tópicos, e o contato direto com certos produtos de cuidado de pele e cosméticos.

Rosácea: sintomas

O tipo e a gravidade dos sintomas da rosácea podem variar significativamente de pessoa para pessoa.

  • Vermelhidão no rosto
  • Pústulas e pápulas
  • Pele oleosa e escamosa
  • Vasos sanguíneos visíveis no rosto
  • Sensação de cozimento no rosto

Rosácea no rosto

A rosácea no rosto é a mais comum, mas ela pode ocorrer também nas orelhas, pescoço, peito, couro cabeludo ou atrás das orelhas. No rosto, a vermelhidão na pele pode ser constante ou intermitente. A aparência de filamentos ao redor do nariz e os cílios também são comuns.

Rosácea papulopustulosa

A Rosácea papulopustulosa é um subtipo da Rosácea. É caracterizada por manchas vermelhas persistentes e espinhas semelhantes à acne, geralmente no nariz, bochechas, queixo e testa. Pequenas marcas vermelhas que ficam logo após as espinhas desaparecem são também comuns.

Rosácea: como tratar

O objetivo do tratamento da rosácea é controlar os sintomas. Embora atualmente não haja cura, existem várias opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a aliviar os seus sintomas. Isso inclui medicamentos tópicos que são aplicados diretamente na pele, medicamentos orais, como antibióticos e isotretinoína, e terapias leves ou à laser.

Rosácea: tratamentos

Existem várias opções de tratamento que você pode explorar se estiver enfrentando esta condição de pele. O tratamento mais eficaz para você dependerá da gravidade dos seus sintomas e eu melhor o seu médico pode fornecer as opções mais apropriadas.

Autocuidados para rosácea

Em termos de autocuidado, é útil evitar tudo o que pode desencadear uma erupção de rosácea. Fatores de estilo de vida, como evitar a luz solar, reduzir o estresse e evitar o calor excessivo ou o frio extremo podem ser úteis. A maquiagem deve ser evitada quando a pele está em chamas e a escolha de um produto de proteção solar que seja adequado para a pele sensível e aplicá-lo com freqüência pode ser útil.

Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.

Notícias recentes

Veja mais sobre: Saúde

Veja mais sobre: Saúde
Saúde

Colocou um stent? Saiba o que esperar dos efeitos colaterais e quando se preocupar

Saiba quais são os efeitos colaterais do stent, como é a recuperação, possíveis complicações e os principais cuidados após o procedimento.

10 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Complexo B: sinais da deficiência e como repor com dieta e suplementos

Veja para que serve o complexo b, quais são as 8 vitaminas essenciais do grupo, seus benefícios para a saúde e os principais alimentos para incluí-lo na dieta.

9 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Antiespasmódicos: benefícios, riscos e o que você precisa saber antes de tomar

Sofre com cólicas? Saiba o que é um antiespasmódico, para que serve e como este tipo de medicamento atua para aliviar dores e espasmos no corpo.

9 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Efeitos colaterais do levetiracetam: um guia sobre o que é normal e quando buscar ajuda

Sente algo diferente ao tomar Levetiracetam? Entenda os efeitos colaterais e saiba gerenciá-los no seu dia a dia para um tratamento mais tranquilo.

9 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Mais recentes
Vida saudável

Potássio: o mineral essencial para a saúde dos músculos e do coração

há cerca de 12 horas, por Redação Sara
Bem-estar

Sono de qualidade: o roteiro definitivo para dormir melhor e ter mais energia

há cerca de 12 horas, por Redação Sara
Vida saudável

Ferro: por que esse mineral é essencial para sua energia e saúde diária

há cerca de 12 horas, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B9 (Ácido Fólico): por que este nutriente é tão essencial para a saúde

há cerca de 22 horas, por Redação Sara
Vida saudável

Cálcio: para que serve, benefícios para os ossos e onde encontrar

10 de dezembro de 2025, por Redação Sara