Rosácea: Causas e cuidados
Rosácea: o que é
A Rosácea é uma condição crônica e longa de pele que geralmente afeta o rosto. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, manchas vermelhas (pápulas), e os vasos sanguíneos visíveis (telangiectasia). A Rosácea é uma doença que pode ser confundida com acne comum, outras doenças de pele e naturalmente se agravar se não for tratada. A doença é geralmente cíclica, com períodos onde os sintomas estão particularmente ruins seguidos de períodos de remissão.
Rosácea: causas
Ainda é incerto o que exatamente causa a rosácea, mas os estudos sugerem que seja uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Acredita-se também que a rosácea tende a afetar mais as pessoas de pele clara, principalmente aquelas que blush facilmente.
Existem alguns fatores e comportamentos que podem potencialmente agravar a rosácea ou que podem piorar os seus sintomas. Alguns deles incluem a exposição ao sol, o stress, o calor, o consumo de álcool, alimentos picantes, certos medicamentos, como a corticosteroides tópicos, e o contato direto com certos produtos de cuidado de pele e cosméticos.
Rosácea: sintomas
O tipo e a gravidade dos sintomas da rosácea podem variar significativamente de pessoa para pessoa.
Vermelhidão no rosto
Pústulas e pápulas
Pele oleosa e escamosa
Vasos sanguíneos visíveis no rosto
Sensação de cozimento no rosto
Rosácea no rosto
A rosácea no rosto é a mais comum, mas ela pode ocorrer também nas orelhas, pescoço, peito, couro cabeludo ou atrás das orelhas. No rosto, a vermelhidão na pele pode ser constante ou intermitente. A aparência de filamentos ao redor do nariz e os cílios também são comuns.
Rosácea papulopustulosa
A Rosácea papulopustulosa é um subtipo da Rosácea. É caracterizada por manchas vermelhas persistentes e espinhas semelhantes à acne, geralmente no nariz, bochechas, queixo e testa. Pequenas marcas vermelhas que ficam logo após as espinhas desaparecem são também comuns.
Rosácea: como tratar
O objetivo do tratamento da rosácea é controlar os sintomas. Embora atualmente não haja cura, existem várias opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a aliviar os seus sintomas. Isso inclui medicamentos tópicos que são aplicados diretamente na pele, medicamentos orais, como antibióticos e isotretinoína, e terapias leves ou à laser.
Rosácea: tratamentos
Existem várias opções de tratamento que você pode explorar se estiver enfrentando esta condição de pele. O tratamento mais eficaz para você dependerá da gravidade dos seus sintomas e eu melhor o seu médico pode fornecer as opções mais apropriadas.
Autocuidados para rosácea
Em termos de autocuidado, é útil evitar tudo o que pode desencadear uma erupção de rosácea. Fatores de estilo de vida, como evitar a luz solar, reduzir o estresse e evitar o calor excessivo ou o frio extremo podem ser úteis. A maquiagem deve ser evitada quando a pele está em chamas e a escolha de um produto de proteção solar que seja adequado para a pele sensível e aplicá-lo com freqüência pode ser útil.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote