Logo da Sara
SEU BULÁRIO DIGITAL
Buscar
  • A Sara
  • Sobre a bula digital
  • Portal de notícias
Logo da Sara

Links

Bula Digital
Recall de Medicamentos
Mapa de Produtos
Mapa de Notícias

© Copyright 2023-2025 Sara | Todos os direitos reservados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Síndrome de Turner: o que é, sintomas e tratamentos

Síndrome de Turner: o que é, sintomas e tratamentos

A Síndrome de Turner é um distúrbio cromossômico que atinge exclusivamente mulheres e pode causar baixa estatura, infertilidade e atraso no desenvolvimento.

Por Redação Sara
05/08/2025 Atualizado há 4 meses
Compartilhar por:
Síndrome de Turner: o que é, sintomas e tratamentos

O que é a Síndrome de Turner

A Síndrome de Turner é um distúrbio genético feminino raro, causado por uma alteração nos cromossomos sexuais e que afeta apenas pessoas do sexo feminino. Essa condição ocorre em uma a cada 2.500 a 3.000 meninas nascidas vivas. A principal causa da Síndrome de Turner é a ausência total ou parcial de um dos cromossomos sexuais, levando a alterações no desenvolvimento e na fertilidade.

O distúrbio foi assim nomeado em homenagem ao médico Henry Turner, que foi o primeiro a descrever suas principais características na década de 1930. No entanto, somente na década de 1950, com o advento da citogenética moderna, foi possível descobrir a causa genética da síndrome.

Quais são as características da Síndrome de Turner

A Síndrome de Turner é acompanhada de várias características que podem variar de indivíduo para indivíduo, a intensidade dessas características também pode variar. Abaixo estão algumas das características mais comuns:

Baixa Estatura

A baixa estatura é uma característica comum na Síndrome de Turner. Sem tratamento, a altura adulta média é de cerca de 4 pés 8 polegadas (142 centímetros).

Desenvolvimento sexual insuficiente

Este é um dos sintomas mais comuns da Síndrome de Turner, que resulta na segunda característica mais discernível, uma baixa estatura no início da vida adulta e dificuldade para conceber sem tratamento médico.

Características físicas incomuns

As mulheres com Síndrome de Turner normalmente têm mãos e pés inchados, tórax largo, e orelhas de baixo-set. Também é frequente a presença de pálpebras caídas, um pescoço largo e baixo e um céu da boca alto, arqueado.

Quais são os sintomas da Síndrome de Turner

Os sintomas da Síndrome de Turner podem variar amplamente entre as mulheres com a doença. Algumas podem ter apenas sinais físicos leves, enquanto outras podem mostrar uma variedade de sintomas.

No nascimento ou na infância:

Os sintomas podem incluir inchaço nas mãos e nos pés, ou um pescoço largo e baixo.

Na adolescência e na idade adulta:

Os sintomas incluem uma notável falta de crescimento e desenvolvimento puberal, infertilidade e problemas cardíacos.

Diagnóstico da Síndrome de Turner

O diagnóstico da Síndrome de Turner pode ser feito em várias etapas da vida de uma mulher. Pode ser detectado durante a gravidez mediante uma ultra-sonografia ou amniocentese, ou durante a infância e a adolescência se a menina tem o padrão de crescimento lento e as características físicas típicas da doença. O diagnóstico da Síndrome de Turner é confirmado por exames genéticos como o cariótipo, que identificam a ausência ou alteração de um cromossomo sexual.

Qual o cariótipo da Síndrome de Turner

Na maior parte dos casos, uma mulher saudável possui 46 cromossomos, incluindo dois cromossomos sexuais (XX). O cariótipo da Síndrome de Turner geralmente apresenta apenas um cromossomo X, totalizando 45 cromossomos, em vez dos 46 esperados. A redução numérica no cromossomo sexual induz, em parte, os sintomas do distúrbio genético.

Tratamento para Síndrome de Turner

Embora não tenha cura, o tratamento para Síndrome de Turner pode incluir hormônio do crescimento, reposição hormonal e suporte psicológico, visando melhorar a qualidade de vida. Os tratamentos mais comumente usados são a terapia de reposição hormonal para promover o crescimento e o desenvolvimento sexual, e aconselhamento para auxiliar a lidar com questões emocionais e sociais.

Ainda tenho dúvidas sobre Síndrome de Turner, o que fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.


Notícias recentes

Veja mais sobre: Saúde

Veja mais sobre: Saúde
Saúde

Colocou um stent? Saiba o que esperar dos efeitos colaterais e quando se preocupar

Saiba quais são os efeitos colaterais do stent, como é a recuperação, possíveis complicações e os principais cuidados após o procedimento.

há 21 horas, por Redação Sara
Saúde

Complexo B: sinais da deficiência e como repor com dieta e suplementos

Veja para que serve o complexo b, quais são as 8 vitaminas essenciais do grupo, seus benefícios para a saúde e os principais alimentos para incluí-lo na dieta.

9 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Antiespasmódicos: benefícios, riscos e o que você precisa saber antes de tomar

Sofre com cólicas? Saiba o que é um antiespasmódico, para que serve e como este tipo de medicamento atua para aliviar dores e espasmos no corpo.

9 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Saúde

Efeitos colaterais do levetiracetam: um guia sobre o que é normal e quando buscar ajuda

Sente algo diferente ao tomar Levetiracetam? Entenda os efeitos colaterais e saiba gerenciá-los no seu dia a dia para um tratamento mais tranquilo.

9 de dezembro de 2025, por Redação Sara
Mais recentes
Vida saudável

Potássio: o mineral essencial para a saúde dos músculos e do coração

há 6 horas, por Redação Sara
Bem-estar

Sono de qualidade: o roteiro definitivo para dormir melhor e ter mais energia

há 6 horas, por Redação Sara
Vida saudável

Ferro: por que esse mineral é essencial para sua energia e saúde diária

há 7 horas, por Redação Sara
Vida saudável

Vitamina B9 (Ácido Fólico): por que este nutriente é tão essencial para a saúde

há 17 horas, por Redação Sara
Vida saudável

Cálcio: para que serve, benefícios para os ossos e onde encontrar

há 19 horas, por Redação Sara