Saiba se 37°C é febre, o que caracteriza uma temperatura elevada e quando é hora de se preocupar com a saúde.
Você provavelmente já se perguntou se 37º C é febre após fazer uma aferição com o termômetro. Portanto, saiba que a temperatura corporal normal pode variar ao longo do dia. Além disso, fatores como idade, nível de atividade física e hormônios também podem influenciar nessa medição.
Dependendo dos graus marcados no termômetro, a pessoa pode ter apenas um caso de febre baixa, também conhecida como febrícula, que não costuma ser uma condição muito preocupante.
Além disso, somente medir a temperatura não basta para diagnosticar o estado de saúde da pessoa, é preciso também levar em consideração outros sintomas e há quanto tempo os termômetros estão marcando graus mais altos. Sendo assim, continue a leitura para saber se 37º C é febre e também para descobrir quando é preciso ficar em alerta.
A febre em si não é uma doença, mas, geralmente, é um sintoma de uma infecção viral ou bacteriana. Ela ainda pode surgir após a vacinação ou com o nascimento dos dentes, no caso dos bebês.
Essa condição costuma ser mais preocupante quando acompanhada de outros sintomas, como confusão mental, ou quando persiste por mais de 72 horas.
No entanto, no caso dos bebês com até três meses de vida, qualquer elevação na temperatura demanda um cuidado médico imediato. Além disso, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido também precisam ficar mais atentas.
Não, 37º C não é considerado febre. Para os adultos saudáveis, a temperatura corporal normal varia entre 36,4ºC a 37,2ºC. Ela ainda costuma ser mais baixa durante a manhã e mais alta à noite.
Contudo, crianças e mulheres no período menstrual costumam apresentar uma temperatura mais alta, já a dos idosos tende a ser mais baixa. Portanto, é necessário levar esses fatores em consideração na hora de verificar se alguém está com febre ou não.
A febre também pode variar entre baixa e muito alta, dependendo dos graus marcados no termômetro. Confira a seguir quais são os marcadores de referência para cada estado nos adultos saudáveis:
Como vimos anteriormente, a temperatura corporal pode variar ao longo do dia e, além disso, alguns fatores podem contribuir para essa alteração, descubra a seguir quais são eles:
Quando acompanhada de alguns sintomas, a febre pode indicar uma condição mais grave, veja abaixo quais são esses sinais:
Existem diferentes tipos de termômetros e, embora todos tenham a mesma função, é interessante conhecer as características de cada um deles para que você possa escolher o mais adequado para as suas necessidades.
Os dispositivos axilares são os mais comuns, eles devem ser usados na região da axila e podem ser analógicos ou digitais. Ambos são eficientes e precisos, contudo, a medição com o digital costuma ser mais rápida e prática.
Há ainda o termômetro bucal, vendido também no formato de chupeta para os bebês. Antes de usá-lo, é necessário limpar muito bem a parte que vai ficar em contato com a boca, para evitar eventuais contaminações.
Outro dispositivo desse tipo é o infravermelho, que quando acionado lança um feixe de infravermelho na testa da pessoa para aferir o calor corporal. Ele é preciso, rápido e fácil de usar.
Os termômetros axilares costumam ser os mais comuns nas casas dos brasileiros. Por isso, vamos mostrar agora o passo a passo de como fazer a aferição na axila usando esse tipo de dispositivo:
Se você for fazer a medição em uma criança, segure o braço dela delicadamente para garantir que o dispositivo não vai se mover durante o processo. Dessa forma, a aferição poderá ser realizada com mais precisão. O recomendado é repetir esse procedimento de três a quatro vezes por dia, para se certificar de que a temperatura não está subindo.
Para quem não está com febre alta, algumas ações simples podem ajudar a diminuir o calor corporal, como:
Outra alternativa é usar um medicamento antitérmico, mas, para isso, o ideal é consultar um médico antes, pois, alguns remédios podem piorar determinadas condições. Por exemplo, o ácido acetilsalicílico, composto ativo de analgésicos como a Aspirina, pode agravar os casos de dengue, aumentando, inclusive, o risco de sangramentos.
Caso um médico tenha receitado um antitérmico para você, saiba que, geralmente, esses remédios começam a agir após 30 minutos e o seu efeito costuma durar por até 4 horas.
Para as pessoas saudáveis, a temperatura de 37º C não é preocupante, portanto, se após uma aferição você verificar que o termômetro marcou esse número, não se preocupe, pois ele é considerado normal.
Agora que você já sabe se 37º C é febre ou não, e também como fazer a aferição do calor corporal da maneira correta, continue no portal Sara para conferir mais conteúdos sobre saúde e bem-estar, para que você e a sua família possam ter uma vida mais saudável. E não deixe de conferir as bulas digitais sempre que precisar!