O absorvente interno é um produto íntimo feminino, confeccionado em algodão e possuindo formato cilíndrico. Ele é projetado para ser inserido no canal vaginal, onde absorve o fluxo menstrual internamente ao invés de capturá-lo externamente
Na jornada para entender melhor o próprio corpo e os cuidados com a saúde feminina, é comum surgirem diferentes questionamentos. Um dos produtos que ainda gera muitas dúvidas é o absorvente interno. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer todas as dúvidas sobre ele. Vamos começar?
O absorvente interno é um produto íntimo feminino, confeccionado em algodão e possuindo formato cilíndrico. Ele é projetado para ser inserido no canal vaginal, onde absorve o fluxo menstrual internamente ao invés de capturá-lo externamente, como os absorventes externos tradicionais mais conhecidos.
Embora possa parecer intimidante à primeira vista, usar um absorvente interno é um processo simples uma vez que se conhece a técnica correta. É importante lavar bem as mãos antes de iniciar o processo. O absorvente deve ser inserido no canal vaginal suavemente, seguindo as instruções da embalagem do produto que, geralmente, também traz um diagrama para auxiliar. É normal que, nas primeiras vezes, demore-se mais tempo ou até haja algum desconforto. No entanto, com a prática e ao se conhecer melhor, o processo tende a se tornar mais rápido e confortável.
Recomenda-se que o absorvente interno seja trocado a cada 4 a 8 horas, mas essa frequência pode variar dependendo do fluxo menstrual de cada mulher. Lembre-se de que é extremamente importante não ultrapassar o período de 8 horas sem fazer a troca, para evitar possíveis problemas de saúde como, por exemplo, a Síndrome do Choque Tóxico (SCT).
Sim, mulheres virgens podem usar absorvente interno. O hímen não é uma barreira intransponível e o absorvente interno é feito para se ajustar à anatomia do corpo feminino. No entanto, se houver desconforto durante a inserção ou uso, é fundamental procurar orientação médica. Lembrando que a virgindade não está ligada ao uso de absorventes internos, mas à prática sexual.
O absorvente interno oferece maior liberdade de movimento e pode ser mais confortável que o absorvente externo. Com a colocação correta, não é perceptível e não causa incômodo.
Para quem pratica esportes e atividades físicas, é uma alternativa que permite maior mobilidade, além de poder ser usado na prática de natação.
Como ele absorve o fluxo menstrual internamente, o contato do fluxo com o ar, que causa o odor, é reduzido, proporcionando maior sensação de limpeza e bem-estar.
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento. Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.