Estrias são cicatrizes que se formam quando nossa pele se estica demasiado e de forma muito rápida, ultrapassando sua capacidade de adaptação. Este estiramento causa rupturas nas fibras que dão sustentação à pele, localizadas na derme (segunda camada da pele), formando assim as temidas estrias.
O que causa estrias está diretamente ligado a situações de estiramento rápido da pele, como gravidez, adolescência, ganho ou perda brusca de peso, uso de corticosteroides e predisposição genética. Veja mais abaixo:
As estrias vermelhas são o primeiro estágio da marca na pele. Surgem devido ao rompimento das fibras e vasos sanguíneos, gerando a coloração avermelhada característica. Com o tempo, este coágulo é reabsorvido pelo organismo e a estria fica esbranquiçada.
As estrias roxas são aquelas que acabaram de se formar. Elas são assim denominadas porque quando ocorre a ruptura das fibras colágenas e elásticas, ocorre também o rompimento de pequenos vasos sanguíneos que deixam escapar sangue, o qual, em contato com o oxigênio, vira uma coloração roxa.
As estrias brancas são as mais antigas. Essas cicatrizes já completaram o processo de regeneração, não apresentam melanina e, por isso, ficam mais claras que a pele ao redor. Elas se tornam brancas porque o tecido cicatricial não produz melanina, substância responsável pela pigmentação da pele, e por isso ficam mais claras que a pele ao redor.
Os tratamentos para estrias variam conforme o tipo e o tempo de formação. Entre as opções estão:
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.