Transtorno de ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamentos
O transtorno de ansiedade generalizada provoca preocupações frequentes e sintomas físicos intensos, mas pode ser tratado com acompanhamento profissional.

O que é transtorno de ansiedade generalizada?
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma condição de saúde mental marcada por ansiedade excessiva e preocupações constantes, mesmo sem motivo evidente.
Quem sofre com o transtorno de ansiedade generalizada sente ansiedade constante por seis meses ou mais, mesmo sem vivenciar situações estressantes. O TAG pode acontecer em qualquer idade, mas as chances são maiores principalmente em pessoas entre 30 e 40 anos.
Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada?
Sintomas psicológicos
Pessoas com TAG costumam ter uma constante sensação de medo, insegurança ou sensação de que algo ruim vai acontecer. Também podem sentir-se irritadas, ter problemas de concentração, dificuldade em conseguir relaxar ou se sentir constantemente sobrecarregadas.
Sintomas físicos
Entre os sintomas físicos do transtorno de ansiedade generalizada estão palpitações, sudorese, tremores, dores de cabeça e falta de ar.
Transtorno de ansiedade generalizada tem cura?
A resposta é sim, mas com ressalvas. O transtorno de ansiedade generalizada tem tratamento e pode ser controlado com acompanhamento psicológico e, em alguns casos, com medicação ansiolítica. Cada caso é um caso e só quem pode avaliar e orientar devidamente é o profissional de saúde mental, como o psiquiatra ou psicólogo.
Quais são os tratamentos para o transtorno de ansiedade generalizada?
Os tratamentos costumam envolver medicamentos e terapia psicológica. O tratamento psicológico com terapia para ansiedade, aliado ao uso de medicamentos apropriados, ajuda no controle dos sintomas do TAG.
Quais medicamentos podem ser usados no tratamento do TAG?
Os medicamentos mais usados para tratar o Transtorno de Ansiedade generalizada são os inibidores seletivos de receptação de serotonina, os inibidores da receptação de serotonina e noradrenalina, as benzodiazepinas, os antidepressivos e ansiolíticos. É muito importante relembrar que cada pessoa responde de uma maneira a medicamentos e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Além disso, estes medicamentos possuem efeitos colaterais e não devem ser tomados sem orientação médica.
Quais autocuidados ajudam a controlar o transtorno de ansiedade generalizada
Medidas de autocuidado, como sono adequado, alimentação balanceada e exercícios, são importantes para melhorar a qualidade de vida de quem tem transtorno de ansiedade generalizada. Ter uma dieta equilibrada, garantir uma boa noite de sono, realizar exercícios físicos regulares e utilizar técnicas de relaxamento são algumas formas de autocuidado que podem ser inseridas no seu estilo de vida.
Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Conte com nossa equipe para obter informações seguras e detalhadas sobre TAG, tratamentos disponíveis e como lidar com sintomas no dia a dia.